domingo 17 de novembro de 2024
FGM - Jeferson Peixoto/PMS
Home / CULTURA / Eleição para Conselho de Política Cultural de Salvador será iniciada nesta quarta (17)
terça-feira 16 de abril de 2024 às 08:25h

Eleição para Conselho de Política Cultural de Salvador será iniciada nesta quarta (17)

CULTURA, NOTÍCIAS


A Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), ajustou o cronograma do processo eleitoral para o Conselho Municipal de Política Cultural – biênio 2024/2026. Agora, a votação está programada para ocorrer a partir desta quarta-feira (17) até o próximo dia 24.

A assessora estratégica e de gestão da FGM, Viviane Vergasta, enfatizou o número recorde de inscrições: 1.664 eleitores manifestaram interesse em participar do conselho. “Para nós, isso reflete a grande mobilização tanto da comissão eleitoral quanto dos conselheiros”, contou.

O conselho é um órgão colegiado da FGM e faz parte do Sistema Municipal de Cultura (SMC), exercendo funções consultivas, normativas, deliberativas e fiscalizadoras da política cultural do município.

“O poder público também mobilizou esses eleitores e candidatos para fortalecer essa instância e ter representantes da sociedade civil que realmente queiram integrar e colaborar com políticas públicas participativas e efetiva participação social nos próximos dois anos. Isso mostra que a sociedade civil e a cidade de Salvador despertaram para a importância desse conselho nos últimos anos”, acrescentou.

As eleições serão realizadas para escolher conselheiros titulares e suplentes para os 10 segmentos e 10 territórios culturais, conforme estabelecido na Lei 8.551/2014. Para votar, os agentes culturais de Salvador devem ser residentes na capital e maiores de 16 anos.

Os representantes e suplentes serão eleitos para linguagens artísticas e segmentos culturais, como Artes Visuais; Audiovisual; Circo; Culturas Identitárias e Inclusivas; Cultura Popular; Dança; Literatura; Música; Patrimônio Material e Imaterial ou Teatro. Além disso, serão eleitos também para os territórios formados pelas Prefeituras-Bairro de Salvador: Centro/Brotas; Subúrbio/Ilhas; Cajazeiras; Itapuã/Ipitanga; Cidade Baixa; Barra/Pituba; Liberdade/São Caetano; Cabula/Tancredo Neves; Pau da Lima; e Valéria.

 

 

Veja também

Geração Z busca mais do que dinheiro e quer salário emocional, diz chefe do ManPowerGroup

Falar que a geração Z é irresponsável ou sem lealdade é um erro e não …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!