domingo 22 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Eleição de 2026 pode influenciar relator de ação contra Bolsonaro no TCU
domingo 9 de julho de 2023 às 07:23h

Eleição de 2026 pode influenciar relator de ação contra Bolsonaro no TCU

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


As eleições de 2026 poderão influenciar a posição do ministro do TCU Jhonatan de Jesus no julgamento da ação contra Jair Bolsonaro (PL) pela reunião com embaixadores na qual o ex-presidente atacou as urnas eletrônicas.

Segundo aliados de Jhonatan no Congresso Nacional revelaram ao colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, o pai do ministro, o atual senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), tentará reeleição em 2026 em um reduto majoritariamente bolsonarista.

Roraima, estado pelo qual Mecias se elegeu senador, entregou 76,08% dos votos para Bolsonaro no segundo turno das eleições de 2022. Em 2018, Bolsonaro venceu no estado por 62,97% dos votos.

Jhonatan será relator no TCU de um pedido feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que a Corte de Contas avalie possível prejuízo aos cofres públicos da reunião de Bolsonaro com embaixadores.

Dificuldade técnica

Como mostrou a coluna, a despeito da questão individual do relator, ministros do TCU preveem dificuldades, do ponto de vista técnico, para condenar Bolsonaro a ressarcir o erário.

Integrantes da Corte de Contas dizem se tratar de uma situação “atípica”. Segundo eles, o TSE não costumava acionar o TCU para atuar em casos parecidos com o de Bolsonaro.

Veja também

Brasil aumentou em 8% coleta de células-tronco de medula óssea

O Sistema Único de Saúde (SUS) tem registrado aumento do número de coleta de células …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!