O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), afirmou que a primeira Casa legislativa entre as capitais deste país, teve entre seus quadros personalidades que marcaram a história política do Brasil, destacando-se Cosme de Farias, Eliana Kertész, Waldir Pires e tantos outros.
Segundo o parlamentar, atualmente, em seu terceiro mandato como vereador, Edvaldo Brito, que já passou por todas as provas políticas e acadêmicas, de uma vida dedicada ao bem servir, é o destaque atual da Câmara Municipal de Salvador.
“O decano do Legislativo Municipal já foi prefeito e vice-prefeito de Salvador, secretário de estado e dos municípios de Salvador e São Paulo. Na academia, alcançou todos os títulos possíveis. Além disso, é autor de diversas obras jurídicas utilizadas nas academias de todo o mundo e tantos outros artigos”, destacou Geraldo Júnior.
Para o parlamentar, ter Edvaldo Brito como colega e principal conselheiro na vida pública e como amigo é motivo de orgulho.
“Não faço nada sem a anuência do professor Edvaldo. Tenho-o como um alicerce jurídico imprescindível no desempenho de nossas atividades típicas e atípicas, pois ter ao nosso lado, uma personalidade da grandeza de Edvaldo Brito, é um luxo para poucos”, disse.
Edvaldo Brito coordenou nos anos de 2016 e 2017, a Reforma do Regimento Interno, com algumas alterações na Lei Orgânica. Na Reforma do Regimento foram inseridas as novas formas de atuar na Câmara Municipal, acompanhando sempre o Congresso Nacional que é o principal parâmetro para os municípios.
“A Constituição Federal é o principal lastro para que aconteçam essas atualizações e isso tem sido feito com muito cuidado pelo professor Edvaldo Brito”, ressaltou o presidente da Casa.
De acordo com Geraldo Júnior, não tem ninguém melhor do que o professor Edvaldo Brito para assimilar os parâmetros mundiais de modernizações legislativas, desde o seu planejamento até a aprovação final.
“Escolhi com muita segurança o professor Edvaldo para comandar toda a nossa área jurídica e legislativa. O professor comanda uma das mais importantes comissões da Câmara que é a de Legislação Participativa; é membro titular da CCJ e Procurador Parlamentar. Todas essas funções do professor foram escolhidas de forma personalíssima por este presidente pela confiança e capacidade desse mestre”, frisou.
O parlamentar afirmou ainda que Edvaldo Brito já propôs a revisão da Lei Orgânica, parcialmente alterada ainda que em pequena proporção, contando sempre com a ajuda de toda a Casa.
“É de grande necessidade que a lei mais importante do município seja atualizada e modernizada em sua inteireza, numa demonstração inequívoca que como legisladores, os vereadores de Salvador devem, com muita disposição, implantar, no menor espaço de tempo possível, o aprimoramento global da Lei Orgânica de Salvador”, disse.
“O que se espera de uma Casa Legislativa é justamente o olhar atento às mudanças de comportamento da sociedade em todas as suas nuances. Como sempre faço questão de afirmar, o futuro da cidade passa pela Câmara de Vereadores e não há futuro sem o devido acompanhamento das atualizações legislativas exigidas pela nossa população”, conclui Geraldo Júnior.