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terça-feira 30 de abril de 2019 às 06:07h

Educadores de Lauro de Freitas debatem estratégias da gestão pública e de currículo

NOTÍCIAS, RMS


Uma construção de projeto educativo que pensa os anseios dos estudantes constitui a centralidade da organização de uma gestão pública educacional. Esta foi uma das conclusões refletidas por Macaé Evaristo, ex-secretária de Educação de Minas Gerais, no seminário formativo para elaboração do planejamento estratégico da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Lauro de Freitas.

O evento, realizado nesta última sexta-feira (26), no IFBA – Campus de Itinga, reuniu servidores das áreas pedagógicas, administrativas e de projetos especiais da Semed.

O seminário foi dividido em dois painéis temáticos: gestão pública da educação e currículo. Macaé detalhou o desenvolvimento da sua experiência na gestão da educação de Minas Gerais, onde, em suas palavras, “avançar no acesso, permanência e na qualidade da oferta educativa é um desafio constante dos profissionais da educação pública”, considerando-se uma ativação de identidades de territórios educacionais que “dá espaço a crianças e jovens como sujeitos interlocutores de suas especificidades”.

Em paralelo, Macaé explanou a proposta da “Escola Plural”, programa que elevou os indicadores de avaliação de Minas Gerais e avançou na perspectiva de cidade educadora com projetos de escolas integradas. A secretária municipal de Educação, Vânia Galvão, ressalta que as experiências apontadas pela educadora irão contribuir com as ações de implementação do ensino em Lauro de Freitas. “A partir desse momento, quando estamos debatendo gestão e currículo, teremos base para construir nosso planejamento estratégico”, disse.

Currículo

O segundo painel formativo, ministrado pelo professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Roberto Sidnei, focou discussões sobre currículos e suas políticas. Uma das reflexões levada ao público foi a da construção transversal do currículo, a exemplo da educação infantil, os saberes interligados ao cuidado, a ludicidade e aos próprios conceitos que permitem expandir a qualidade pedagógica.

“O mundo contemporâneo é mais relacional e hiperconectado. Desta forma, pensamos uma estrutura de currículo que defenda princípios como a autonomia, a capacidade de emancipação e que a aprendizagem seja uma maneira de conquistar os modos de fazer e viver” exemplificou Roberto. O professor ressalta ainda que a cultura digital é propositiva na construção de um currículo atualizado.

Seminário

O segundo encontro do seminário para elaboração do planejamento estratégico será marcado para as primeiras semanas de maio pela Semed. Gabriella Santana, coordenadora do Núcleo de Educomunicação, avalia a participação do primeiro momento de maneira positiva. “Macaé apontou desafios e demonstrou como é possível gerenciar recursos e firmar parcerias na gestão pública, que dialogam com a perspectiva da nossa cidade educadora. Sobre currículos, a fala de Sidnei foi esclarecedora, pautando a implementação de uma estrutura que tenha a identidade de Lauro de Freitas”.

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