sexta-feira 22 de novembro de 2024
Camilo Santana - Foto: Divulgação
Home / EDUCAÇÃO / Educação é o terceiro tema mais votado no PPA de Lula
domingo 30 de julho de 2023 às 17:00h

Educação é o terceiro tema mais votado no PPA de Lula

EDUCAÇÃO, NOTÍCIAS


O Ministério da Educação (MEC) recebeu a indicação de 1.225 propostas cadastradas pela população brasileira na plataforma Brasil Participativo, que coletou sugestões da sociedade civil para o Plano Plurianual (PPA). Na análise qualitativa das propostas, que gerou um ranking com números de indicações e votos mobilizados por tema, o tema “Educação” ficou em 3º lugar. Ao todo, mais de 1,4 milhão de pessoas participaram da etapa digital do PPA Participativo, cujas sugestões foram cadastradas e indicadas às respectivas pastas pelos próprios proponentes, no período de 11 de maio a 16 de julho. Os dados fazem parte do relatório da plataforma, divulgado na quarta-feira, 26 de julho, após o encerramento do processo.

Propostas

Entre as sugestões relacionadas à agenda educacional que mais receberam indicação estão: “Reestruturação da Carreira e Recomposição Salarial dos Técnico-Administrativos em Educação (TAE) do PCCTAE das Instituições Federais de Ensino (IFE)”, que somou 77.066 votos e ficou na 3ª posição do ranking de 50 propostas mais votadas no geral; “FURB Federal – Implantação da Universidade Federal do Vale do Itajaí, por meio da federalização da Universidade Blumenau (FURB), incorporando o campus da Universidade Federal de Santa Catariana (UFSC/Blumenau)”, com 8.580 votos e 20ª colocação do top 50; e “Enquadramento e equiparação de direitos e salários das docentes de primeira infância, na carreira do Magistério”, com 6.791 votos, ficando em 26º lugar.

Programas

Em relação aos projetos apresentados pelos próprios ministérios, o MEC lançou duas iniciativas para serem prioridades do governo federal no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027. No ranking de programas, o relatório indicou que a proposta “Educação Básica Democrática, com qualidade e equidade” ficou em 9º lugar; e “Educação Superior – qualidade, democracia e sustentabilidade” ficou na 14ª posição. Ao todo, foram cadastrados na plataforma Brasil Participativo 90 programas do governo federal, dos quais 28 foram considerados prioritários para o Plano Plurianual (PPA) 2024-2027.

Categoria temática

Na contagem geral dos votos agrupados por categorias temáticas, isto é, dos conteúdos recorrentes que apareceram nas propostas, o relatório indicou que as demandas relacionadas a carreiras de educação ficaram em 2º lugar, aparecendo em 49.038 propostas, ficando atrás somente da demanda ligada a servidores públicos (51.740) e à frente das indicações voltadas aos temas “carreiras policiais” (45.755), “pessoas com deficiência” (42.681) e “animais” (21.039).

PPA Participativo

O PPA Participativo é uma iniciativa do governo federal com o intuito de proporcionar a participação da sociedade na elaboração do Plano Plurianual 2024-2027. A ação é fruto de uma parceria entre o Ministério do Planejamento e Orçamento, responsável pela elaboração do PPA, e a Secretaria-Geral da Presidência da República, que articula a participação social no âmbito da União.

O processo do PPA Participativo contou com três dimensões de participação que se conectaram e retroalimentam: Fórum Interconselhos, que articulou os diferentes conselhos nacionais de políticas públicas; 26 plenárias estaduais e 1 distrital, que mobilizaram mais de 32 mil pessoas; e a plataforma digital Brasil Participativo, que permitiu às pessoas cadastrarem propostas e votarem nos programas e propostas prioritárias para a sua região.

PPA

O Plano Plurianual é um instrumento de planejamento governamental de médio prazo, que estabelece diretrizes, objetivos e metas da administração pública para um período de quatro anos. Por meio desse plano, o governo desenvolve programas que levam benefícios à população. Em 2023, a proposição será elaborada com apoio da população, por meio da plataforma Brasil Participativo. O PPA deve ser entregue pelo governo ao Congresso Nacional até o dia 31 de agosto, mesmo prazo previsto para a apresentação ao Parlamento da Lei Orçamentária Anual (LOA).

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!