quinta-feira 21 de novembro de 2024
Foto: Carlos Amilton/Agência AL-BA
Home / POLÍTICA / Eduardo Salles prestigia inauguração da 1ª etapa do Senai Cimatec Park em Camaçari
terça-feira 12 de novembro de 2019 às 06:23h

Eduardo Salles prestigia inauguração da 1ª etapa do Senai Cimatec Park em Camaçari

POLÍTICA, RMS


Com a presença de autoridades políticas e representantes do setor industrial de todo o Brasil, foi inaugurado, nesta última segunda-feira (11), no Polo Industrial de Camaçari, a primeira etapa do Senai Cimatec Park. O complexo, que inclui 10 galpões industriais e um prédio administrativo, é um dos maiores empreendimentos da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) na área de inovação, com investimento de R$ 87 milhões.

O deputado Eduardo Salles (PP) representou, na cerimônia, o presidente do Legislativo, deputado Nelson Leal (PP). Presidente da Frente Parlamentar do Setor Produtivo: Agropecuária, Indústria, Comércio e Serviços, Eduardo Salles destacou a chegada do parque como um momento histórico para a ciência e tecnologia e também para a Bahia. “Nós vamos ter aqui uma condição diferenciada de competitividade e para atração de grandes empresas. A Assembleia Legislativa e a Frente Parlamentar do Setor Produtivo devem se debruçar para criar as condições, aprovando leis mais modernas para apoiar esse polo”, afirmou.

O governador Rui Costa revelou que apoiou a ideia da Fieb desde o nascedouro e definiu o Senai Cimatec Park como uma estratégia de desenvolvimento, através do apoio ao conhecimento e à tecnologia, “a entrada da Bahia e do Brasil na disputa do novo emprego no mundo”. Ele parabenizou a estrutura entregue na primeira fase, que deve atender áreas de automação, química, mineração, fármacos, biotecnologia, construção civil, entre outras.

O presidente da Fieb, Ricardo Alban, e o presidente Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, destacaram o equipamento como o maior parque de inovação da América Latina, com área de 4 milhões de m² para abrigar laboratórios de testes de produtos em escala natural, produção de protótipos, montagem de plantas-piloto industriais, infraestrutura para pesquisas e ensaios em atividades de alto risco. Segundo o diretor de Tecnologia do parque, Leone Peter, uma das 10 plantas em negociação já consolida a segunda etapa – trata-se de um projeto na área de óleo e gás, ainda sob sigilo.

Os prefeitos de Salvador e Camaçari, respectivamente ACM Neto e Antonio Elinaldo, também foram destacados pela Fieb como parceiros do projeto. Neto definiu o trabalho do Sistema S como “absolutamente imprescindível para a indústria e todos os setores importantes da economia brasileira”. A cerimônia foi prestigiada ainda pelo vice-governador João Leão, secretários estaduais, vereadores, empresários, dirigentes de órgãos de fomento, representantes de federações de indústria e de universidades, entre outras autoridades civis e militares.

Veja também

Como a mágoa do PSD na Câmara pode respingar em Lula em 2026

Lideranças do PSD de Gilberto Kassab afirmam, segundo a coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!