domingo 26 de janeiro de 2025
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Eduardo Leite alerta governo federal contra burocracia na ajuda ao RS
sexta-feira 8 de setembro de 2023 às 17:27h

Eduardo Leite alerta governo federal contra burocracia na ajuda ao RS

NOTÍCIAS


O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), fez um apelo nesta sexta-feira (8) para que governo federal não deixe a burocracia atrapalhar o auxílio ao estado, castigado por intempéries nas últimas semanas. “Nosso principal apelo neste momento ao governo federal, que tem se mostrado sensível à situação do Estado, é de que não se deixe a burocracia emperrar a reconstrução das cidades atingidas pela enchente no Vale do Taquari”, comentou o governador em seu perfil no X, ex-Twitter.

“É natural que, ao lidar com dinheiro público, tenhamos que seguir ritos e processos, mas estamos falando de cidades que foram quase totalmente destruídas e que não têm nem mesmo a capacidade técnica de elaborar planos de trabalho agora”, completou Leite.

Nesta tarde, o presidente em exercício Geraldo Alckmin (PSB) anunciou a doação de 20 mil cestas básicas para as cidades da região atingidas por um ciclone extratropical. Na ausência de Lula, que está em viagem à Índia para cúpula do G20, Alckmin vai visitar o estado no domingo.

O governador do Rio Grande do Sul informou que pediu aos ministros que “destaquem servidores para atuar em conjunto com o Estado e os municípios nesses locais nas questões técnicas”. “Não podemos deixar que as pessoas sejam vítimas duas vezes: vítimas da enchente e vítimas de desassistência do poder público”, seguiu.

“Se a burocracia para acessar recursos federais se tornar um problema, asseguro a todos que o governo do Estado vai colocar todos os recursos necessários para a reconstrução. A nossa situação financeira não será um empecilho neste momento de dificuldade”, finalizou Leite.

Até a manhã desta sexta, a Defesa Civil do estado tinha registrado 41 mortes e 46 pessoas desaparecidas. São 3.046 os desabrigados e 7.781 desalojados, de um total de 135.088 afetados. Hoje, Leite falou em R$ 100 milhões necessários para a reconstrução do que foi destruído pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

Veja também

Batida entre caminhões mata três pessoas no interior da Bahia

Três pessoas morreram depois que dois caminhões bateram de frente, na madrugada deste sábado (25), …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!