Eduardo Bolsonaro ultrapassou Carla Zambelli, ambos deputados federais pelo PL, no ranking de popularidade digital dos candidatos à Câmara pelo estado de São Paulo, mostra indicador calculado pela Quaest e divulgado pela Folha.
Foram analisados, no último mês, os perfis no Facebook, Instagram e Twitter de 972 dos 1.540 postulantes às 70 cadeiras reservadas aos paulistas na Casa —o restante não foi encontrado ou tinha redes sociais fechadas para o público.
O Índice de Popularidade Digital (IPD) varia de 0 a 100 e foi criado pela empresa de consultoria e pesquisa em 2018. Ele mede diariamente o desempenho dos políticos na internet e ajuda a sentir a temperatura da corrida eleitoral no país.
O partido de Jair Bolsonaro segue liderando com mais membros entre os cem primeiros colocados, mas esse número caiu de 22 para 19 em relação ao mês passado. O filho do presidente passou de um índice de 58,73 para 64,89 no período, assumindo o primeiro lugar de Zambelli (de 60,17 para 56,63).
Já o União Brasil viu o total de seus concorrentes no top 100 subir de 9 para 14, superando o Republicanos, que diminuiu de 12 para 6 políticos nesse primeiro pelotão. Com isso, empatou com o PSOL na terceira melhor posição entre as legendas.
Assim, a direita continua dominando o impacto nas redes sociais. O PT de Luiz Inácio Lula da Silva tem desempenho mais tímido: variou de 4 para 5 dos seus 54 postulantes a deputado federal entre os mais populares na internet.
No caso da disputa pela Câmara, é considerada a média mensal dos IPDs, que são calculados por meio de um algoritmo de inteligência artificial que coleta e processa 139 variáveis das três redes sociais.
São monitoradas cinco dimensões: presença digital (perfis ativos), fama (seguidores e alcance), engajamento (comentários e curtidas), mobilização (compartilhamentos) e valência (proporção de reações positivas e negativas).
A Folha também divulga mensalmente a evolução dos IPDs dos candidatos à Presidência e aos governos de sete estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
Na lista abaixo, é possível buscar o político por nome ou partido e ver como ele está evoluindo durante a campanha.