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sábado 13 de abril de 2024 às 15:56h

Eduardo Bolsonaro divulga vinho com o nome do pai: ‘Aqui, a esquerda não vai chegar’

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O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) usou as redes nesta sexta-feira (12) para divulgar mais uma linha de produtos associados ao nome da família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em uma publicação no Instagram, ele divulgou um rótulo de vinhos e utilitários afins, a vinhos Bolsonaro, convidando os seguidores a tomar uma taça “bem acompanhados”.

— Você que ter a certeza que você vai tomar um vinho bem acompanhado? Toma o vinho “Bolsonaro”. Certamente, aqui a esquerda não vai chegar nem perto — afirmou.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) divulga linha de vinhos com nome do pai — Foto: Reprodução/Instagram

Fundada em novembro de 2023, a linha de vinhos Bolsonaro “il mito” foi fundada pelo empresário Abílio Flávio Brasileiro, apoiador do ex-presidente, e tem Eduardo Bolsonaro como um de seus sócios. Conforme o jornal O Globo, mostrou no último domingo, a empreitada se soma a uma série de negócios abertos pelos filhos do ex-presidente — Eduardo, Carlos e Flávio Bolsonaro — para monetização de conteúdo associado ao nome do pai.

Segundo o site da empresa, o negócio foi inicialmente idealizado com três linhas de vinhos “il mito”, mas expandiu para comercializar taças e acessórios, como taças e saca-rolhas. As garrafas de vinho variam de R$ 159 a R$ 169. Nos relatos de clientes, aparecem elogios do próprio Eduardo, que disse ter dado uma garrafa de presente ao então embaixador de Israel Yossi Shelley. Outros bolsonaristas de primeira hora, como o dono da loja Havan, Luciano Hang, e a blogueira Barbara Destefani, do canal Te Atualizei.

Negócios da família

A estratégia da família Bolsonaro de diversificar e expandir linhas de produtos associados à imagem do patriarca começou quando o ex-presidente ainda ocupava o Palácio do Planalto. Conforme O GLOBO mostrou, esse movimento se acentuou nos últimos anos como forma de diversificar fontes de financiamento enquanto busca organizar e mobilizar a ala mais conservadora em torno de seu nome.

O último movimento reuniu Jair Bolsonaro e seus três filhos que hoje ocupam cargos eletivos — o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o vereador do Rio Carlos Bolsonaro (PL-RJ). Na ocasião, em fevereiro, eles anunciaram o novo empreendimento da família, a Ação Conservadora, uma plataforma dedicada a treinamento de candidatos, lideranças locais e apoiadores.

Além disso, há negócios como a Eduardo Bolsonaro Cursos, criada em 2022 e a partir da qual ele monetizou por formações online. Dentro dela, foi lançada a Bolsonaro Store, que vende toda sorte de produtos com imagens ou associações ao ex-presidente, de calendários a kits de festa.

Ainda participa da estratégia a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que em março de 2023 lançou uma linha de produtos cosméticos que leva seu nome. A venda é feita no site do maquiador e amigo pessoal da esposa de Bolsonaro, Agustin Fernandez, enquanto Michelle também opera como “garota propaganda” dos itens, uma espécie de blogueira. A ex-primeira-dama também virou recentemente dona de uma agência de marketing. A MPB Business LTDA iniciou suas atividades em fevereiro de 2023 tendo Michelle como única sócia e um capital social de R$ 10 mil.

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