sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Assessoria
Home / POLÍTICA / “É uma questão de justiça a inclusão urgente de profissionais de imprensa na vacinação contra a Covid-19”, diz Geraldo Júnior
quarta-feira 26 de maio de 2021 às 16:49h

“É uma questão de justiça a inclusão urgente de profissionais de imprensa na vacinação contra a Covid-19”, diz Geraldo Júnior

POLÍTICA


O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), defende a imediata inclusão dos profissionais de imprensa como grupo prioritários para a imunização contra a Covid-19. Inclusive, ele já determinou a inclusão na Ordem do Dia da sessão ordinária de hoje (26) de projetos de indicação ao Executivo Municipal neste sentido. Um levantamento da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) revelou que a Covid-19 mata um jornalista por dia no Brasil.

“É uma questão de justiça diante da função social da imprensa nesta questão da Covid-19. Desde o começo da pandemia, os profissionais de comunicação estão na linha de frente no combate à Covid-19. Arriscam suas vidas diariamente para trazer ao cidadão as preciosas informações acerca da pandemia”, frisou Geraldo Júnior.

Hoje (26) ocorre mais uma edição da “Quarta-Feira Azul”. Trata-se de uma campanha da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba) pela imunização imediata da categoria. Iniciada no último dia 19, a campanha solicita que os profissionais de comunicação vistam azul às quartas-feiras como forma de reivindicar a imunização.

O presidente do SINJORBA, Moacy Neves, agradeceu a adesão de Geraldo Júnior. “O presidente do Legislativo Municipal de Salvador fortalece a nossa luta rumo à conquista da imunização imediata”, afirmou. Ele disse que Geraldo Júnior ficou assustado ao ter ciência do número de óbitos de jornalistas durante a pandemia.

No último dia 20 a Comissão de Intergestores Bipartite (CIB) publicou no Diário Oficial da Bahia a decisão tomada na reunião do último dia 18, que inclui jornalistas de redação e assessorias, radialistas, fotojornalistas, cinegrafistas, radialistas e profissionais de blogs e portais informativos entre os grupos prioritários para a imunização.
Porém, os Ministérios Públicos Estadual e Federal oficiaram a CIB, recomendando que não aprovasse e as secretarias de saúde não executassem vacinação de grupos não previstos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 (PNO), alegando uma possível violação ao princípio de equidade. A luta do SINJORBA e da FENAJ é pela retirada dessa recomendação.

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!