quarta-feira 22 de janeiro de 2025
Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, anuncia novas medidas de transparência do voto TSE/Reprodução
Home / JUSTIÇA / ‘É muito ruim União dar calote’, diz Barroso sobre precatórios
quarta-feira 25 de agosto de 2021 às 14:33h

‘É muito ruim União dar calote’, diz Barroso sobre precatórios

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Durante o evento virtual promovido pela XP nesta quarta-feira (25), o presidente do TSE Luís Roberto Barroso criticou a PEC dos Precatórios, medida em tramitação na Câmara que permite o parcelamento do pagamento de dívidas da União.

Perguntado sobre qual o papel do Judiciário na discussão, o ministro afirmou conforme a revista Veja, que o tema não é “culpa” do STF e que as dívidas são fruto de condutas impróprias do governo.

“É muito ruim a União dar calote. Todo ano tem precatório, é a maneira de o governo pagar as condenações judiciais. Faltou ali monitoramento. Foi aquela lógica brasileira de que você vai jogando para a frente, mas uma hora a conta chega. Essa culpa o Judiciário não carrega”, declarou.

Na última terça, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), anunciou que deve conversar ainda nesta semana com o presidente do STF, Luiz Fux. Lira quer que a Corte atue para que a PEC respeite o teto de gastos.

O volume de precatórios da União previsto para 2022 é calculado em 89,1 bilhões de reais — em 2021, o montante é de 56,4 bilhões. O crescimento é visto pelo governo como algo “muito além da expectativa”.

Como a despesa com precatórios faz parte do Orçamento, está dentro do teto de gastos e é obrigatória. Dessa forma, pressiona o teto, podendo levar a cortes em outras áreas.

 

Veja também

Com deportação em massa no horizonte, governo do México constrói abrigos na fronteira

As autoridades mexicanas iniciaram a construção de abrigos temporários em Ciudad Juarez, na fronteira com …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!