A deputada estadual Kátia Oliveira (MDB) participou nesta quarta-feira (23) do lançamento do programa Acolhe, da Secretaria de Políticas Para as Mulheres da Bahia (SPM), e afirmou que é dever de toda a sociedade se engajar pelo fim da violência doméstica. A iniciativa conta com parceria de municípios, Instituto Avon e do Instituto para Desenvolvimento Sustentável (Indes) e vai oferecer acolhimento temporário e acompanhamento social, psicológico e jurídico a mulheres em situação de violência doméstica e familiar.
Inicialmente, o programa será implantado em Simões Filho, Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Vitória da Conquista e Feira de Santana. “Essa ação visa promover a hospedagem temporária de mulheres ameaçadas ou vítimas de violência doméstica, dando todo o suporte ao elas deixarem os seus lares junto com os seus filhos. É dever de toda a sociedade se engajar pelo fim da violência doméstica, familiar e de gênero contra às mulheres”, disse a deputada.
Participaram do lançamento a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, a secretária de Políticas Para as Mulheres de Simões Filho, Andrea Almeida, além de outras lideranças femininas.
Segundo informações da SPM, o acolhimento terá período máximo de 15 dias. Para ter acesso ao programa, o município deve passar por uma formação e observar os critérios estabelecidos e pactuados. Em 2021, a Secretaria da Segurança Pública da Bahia registrou mais de 20 mil casos de lesão corporal dolosa. A taxa de feminicídio no Estado é de 1,5 para cada 100 mil habitantes, de acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.