Na noite desta quinta-feira (16) ocorreu a solenidade oficial de abertura da Feira de Inovação e Tecnologia Agropecuária, e-Agro, no Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio. Promovida pelo Sistema Faeb/Senar e pelo Sebrae, a e-Agro tem dois objetivos principais: a geração de negócios e o fomento à inovação e a tecnologia no campo.
O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, falou sobre o êxito da parceria do Sebrae Bahia com a Faeb/Senar, e apontou a importância dos negócios do campo para a economia. “Eu não tenho dúvida que a economia do nosso estado tem a ver com a agricultura, tem a ver com a pecuária e, por isso, estaremos sempre ao lado deles, com uma participação ativa, melhorando, inovando, fazendo com que a agricultura e a pecuária sejam trazidas para cidade, e fazendo com que cheguem a todos vocês”, pontuou.
Já o presidente do Sistema Faeb/Senar e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae (CDE), Humberto Miranda, também ressaltou a importância da e-Agro acontecer em Salvador e mostrar a força do segmento. “Temos homens e mulheres que fazem o setor agropecuário ser um terço da nossa economia. Precisamos cuidar das pessoas, dos microempresários do interior do estado, que têm essa oportunidade única de estar aqui mostrando seu poder”, enfatizou.
O secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Agricultura da Bahia (Seagri), Wallisom Oliveira (Tum), apontou o potencial de crescimento para o segmento do agronegócio no estado. “Nós temos terra, temos água, temos o clima. Mas o que falta para a Bahia e o Brasil? Nós enfrentamos os gargalos que são a insegurança jurídica, o problema fundiário do estado, a questão tributária e a infraestrutura”, disse.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Emprego e Renda de Salvador, Mila Paes, falou sobre a relevância do apoio da prefeitura ao segmento. “Olhamos e identificamos as oportunidades que Salvador, como capital, pode fomentar e apoiar, seja olhando para as questões de tecnologia e inovação, seja nas questões de logísticas e escoamento”.
A feira, que vai até sábado (18), visa integrar o setor agro com outros segmentos e setores, como gastronomia, turismo, artesanato: aproximar o produtor das agroindústrias, além de posicionar o setor como parte integrante no dia a dia das pessoas.
Estiveram presentes à solenidade o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacellar, o deputado Estadual e Presidente da Comissão de Agricultura, da ALBA, Manuel Rocha, o presidente da Fecomércio, Kelsor Fernandes, da Fieb, Carlos Henrique Passos, da Aiba, Odacil Ranzi, e da Associação Baiana dos Produtores do Algodão, Luiz Carlos Bergamaschi, além do Coordenador do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Oziel Oliveira.
e-Agro ocorre até este sábado (18)
A e-Agro é promovida pelo Sistema Faeb/Senar e pelo Sebrae e conta com patrocínio da Aiba, Abapa, Syngenta, Sistema Fecomércio-BA, Prefeitura de Salvador e Abrasel. O evento, que ocorre até este sábado (18), é gratuito e a programação completa pode ser conferida em https://www.eagrodigital.com.br/. Empreendedores com CNPJ, DAP, NIRF, CAF, registro de pesca e carteira de artesão têm acesso também às palestras e capacitações. Já o público geral pode conferir as áreas de exposição e as atrações culturais durante todos os dias do evento.
A e-Agro conta ainda com área de recreação infantil, que está a cargo do animador Tio Paulinho, praça de alimentação, espaço de artesanato e arena tecnológica. A expectativa é de que mais de 10 mil pessoas visitem o local nos três dias de evento e que cerca de 2,5 mil pessoas sejam capacitadas por dia. Estima-se, ainda, que a geração de negócios ultrapasse a marca dos R$ 15 milhões, não apenas com as rodadas, mas também por meio de um leilão virtual e a comercialização dos expositores.
A e-Agro foi realizada em Vitória da Conquista, em 2019; uma edição digital, em 2020; em Teixeira de Freitas, em 2021; e em Salvador, no ano passado. Nas quatro edições, o evento reuniu 200 expositores e contabilizou mais de 40 mil visitantes e mais de R$ 100 milhões em negócios gerados.