O ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa, negou que tenha tido um racha com seu antecessor no executivo estadual, o atual senador Jaques Wagner (PT).
Em entrevista ao podcast ReConversa, na última segunda-feira (16), o petista destacou a amizade que tem com Wagner e a sintonia entre eles acerca da candidatura do grupo de Jerônimo Rodrigues (PT) à Prefeitura de Salvador, para 2024.
“Não tem racha algum. Tenho 43 anos de uma relação pessoal com Wagner, de uma amizade muito sólida; portanto as pessoas brincam ou brincavam muitas vezes que a gente não precisa nem se falar, quando olhava um para o outro já sabia o que o outro iria dizer. Na Bahia fizemos e mudamos história. Tem um grupo diverso, todo mundo tem direito opinião, dentro e fora do PT, não é uma relação de um manda e outro obedece. Em 99% das situações tivemos uma opinião comum e uma ou outra situação diferente. Muitas vezes (notícias de racha) é criação”, apontou o petista.
O político citou como exemplo uma recente matéria que apontava um racha entre ele e Wagner na disputa pelo controle do Coren: “Nunca apoiei ninguém para conselho de categoria, nunca me meti antes, imagina agora como ministro se vou interferir no Conselho de Enfermagem, é muita criatividade”.
O petista apontou que há pessoas na Bahia, que não de direita, que “planta as coisas”. Ele citou como exemplo a decisão sobre o candidato do grupo em Salvador: “Não, outra coisa não é verdade (racha sobre apoio de candidaturas diferentes). Nós, há quatro meses ou três, fizemos um bate papo, eu Jerônimo, Wagner e outras pessoas na casa de Rosemberg, líder do Governo, discutimos o entendimento para eleição, incluindo a capital. Nada colocado na imprensa é verdadeiro. Wagner tem a mesma concepção, exatamente a mesma que eu tenho. Aceitamos em comum acordo a estratégia para eleição, opinião dele é 100% igual a minha.
Conforme publicou o #Acesse Política na última semana, o nome mais cotado pela cúpula do PT para disputar à prefeitura de Salvador, é o do vice-governador Geraldo Júnior (MDB).