O aumento da violência na Bahia foi criticado e lamentado pelo vereador Duda Sanches (União Brasil), em pronunciamento na sessão ordinária da Câmara, na tarde desta terça-feira (4). O presidente da Casa, vereador Carlos Muniz (PSDB), acompanhou a condução dos trabalhos pelo colega Isnard Araújo (PL).
“A cada 20 minutos, uma nova notícia sobre violência na Bahia surge nos veículos de comunicação”, afirmou Duda Sanches. Ele considerou o assunto tenso e apontou para a guerra entre facções criminosas. Ainda em seu discurso, criticou a gestão do governador Jerônimo Rodrigues na área da segurança pública e informou que, em rota oposta à Bahia, o estado de Goiás “conseguiu vencer a guerra contra a violência”.
Os investimentos do Governo do Estado da Bahia na saúde, notadamente a construção do Hospital do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (Planserv), foram destacados pelo vereador Arnando Lessa (PT). Em sua avaliação, “o governo estadual está oferecendo assistência à saúde mais barata e melhorou o Planserv”.
Ainda sobre o tema saúde, o vereador Claudio Tinoco (União) disse que foi esclarecedora a apresentação da vice-prefeita e secretária da Saúde, Ana Paula Matos, na manhã desta terça-feira, no Salão Nobre da Câmara, por iniciativa do vereador Maurício Trindade (PP), presidente do colegiado de Saúde, Planejamento Familiar e Previdência Social.
O colega Paulo Magalhães Júnior (União) considerou “excelente, com um trabalho mais humano”, a gestão de Ana Paula na condução da pasta da Saúde de Salvador. Ele citou, como exemplo, o sucesso do Programa Saúde nos Bairros, “que já garantiu cerca de 1 milhão de procedimentos aos soteropolitanos, com atendimento mais perto de suas residências”.
Ainda na sessão ordinária, o vereador Alexandre Aleluia (PL) alertou para “uma obra malconduzida”, pela Rede D’Or, na Rua Antonio Carlos Pedreira, no bairro Santa Cruz.