segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Senacom identificou riscos de não cumprimento contratual no mercado da construção civil por conta da pandemia Freestockcenter/Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Duas empresas chinesas construirão 1.000 escolas no Iraque
segunda-feira 20 de dezembro de 2021 às 07:53h

Duas empresas chinesas construirão 1.000 escolas no Iraque

NOTÍCIAS


O Iraque assinou acordos com duas empresas chinesas para construir 1.000 escolas no país no prazo de dois anos, segundo informou neste último domingo (19) um funcionário do governo iraquiano ao AFP.

O país precisa de um total de 8.000 escolas “para preencher o vazio no setor da educação”, disse Hassan Mejaham, funcionário do Ministério da Moradia, citado pela Agência Oficial de Notícias do Iraque.

Os acordos foram assinados na última quinta-feira na presença do primeiro-ministro Mustafa al-Kadhemi, com a Power China, para construir 679 escolas. A empresa Sinotech construirá as 321 restantes.

Está previsto que a construção das escolas termine em dois anos, e que a primeira seja entregue um ano depois do início das obras, “muito em breve”, disse Mejaham, acrescentando que o Iraque pagaria o projeto com produtos derivados do petróleo.

Décadas de conflito e falta de investimento no país destruíram o que costumava ser “o melhor sistema educativo da região”, segundo a Unicef, agência das Nações Unidas para a infância, em seu site, onde diz que “uma em cada duas escolas está danificada e necessita de reconstrução”.

O Iraque tem 40 milhões de habitantes e “cerca de 3,2 milhões de crianças iraquianas em idade escolar não frequentam a escola”, detalha a agência.

Veja também

Ala do PT prefere Centrão a Paulo Pimenta na liderança do governo na Câmara

A ida de Paulo Pimenta para a liderança do governo Lula na Câmara, após sair da Secretaria de Comunicação Social …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!