quinta-feira 21 de novembro de 2024
Imagem: Reprodução/TV Globo
Home / CURIOSIDADES / Dos 16 secretários, sete são da família de prefeito eleito
quinta-feira 7 de janeiro de 2021 às 08:30h

Dos 16 secretários, sete são da família de prefeito eleito

CURIOSIDADES, NOTÍCIAS


Eleitos como alternativa às gestões anteriores, prefeitos de Magé e de Japeri começaram o ano surpreendendo pelas escolhas de sua equipe do primeiro escalão. Renato Cozzolino nomeou seis pessoas da família, além de sua noiva. Já Fernanda Ontiveros definiu sua irmã, a professora Caroline Ontiveros, para a Secretaria de Educação de Japeri.

A família Cozzolino é uma das mais tradicionais da política da Baixada Fluminense. Fernando, Mauro e Vinicius, todos primos de Renato, assumem, respectivamente, as secretarias de Trabalho e Renda; Fazenda; e de Governo. Já o tio do prefeito, Samyr Amorim Harb, é o novo titular da Secretaria de Infraestrutura. O cunhado Felipe Menezes, o secretário de Esportes, Lazer, Turismo e Terceira idade. E Lara Adario Torres, noiva do prefeito, vai comandar a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

Até a chapa formada por Renato foi em família. Sua vice é também sua irmã, Jamille Cozzolino, que assumiu a Secretaria de Educação e Cultura. A Prefeitura de Magé explicou que as secretarias serão reduzidas de 22 para 16, ocupadas por gestores escolhidos pela experiência, formação técnica e confiança, e ressaltou que as nomeações com vínculo de parentesco não são ilegais.

Conforme o jornal Extra, a Prefeitura de Magé informou que Lara Torres, noiva do prefeito, atuou por três anos na Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, mesma área onde atuará pelo município. Já Fernando tem mais de 30 anos de carreira como servidor público com sólidos conhecimentos para comandar a pasta de Trabalho e Renda.

Em nota, garantiu que os outros secretários também têm experiências, como Mauro, que foi diretor de Administração e Finanças da Secretaria de Estado da Baixada e Região Metropolitana e já ocupou a pasta da Fazenda.

O professor do Ibmec Rafael Oliveira esclarece que Supremo Tribunal Federal (STF) permite a nomeação de parentes para cargos comissionados, segundo o G1. Mas, na sua avaliação, “é no mínimo questionável a nomeação em série de parentes para cargos de secretários municipais numa mesma gestão”.

Moradores de Japeri criticam nomeação

Em Japeri, moradores criticaram a nomeação de Caroline Ontiveros para secretaria de Educação.

— Tem tanta gente especializada e que está precisando trabalhar. Mas eles acabam colocando logo alguém da família — lamentou a aposentada Regina Cândida, de 66 anos. Mas a polêmica das nomeações em Japeri não parou por aí. Para assumir cinco secretarias — Administração; Saúde; Orçamento e Gestão de Recursos; Urbanismo e Habitação; e Meio Ambiente — Fernanda Ontiveros nomeou o advogado Francisco Nacélio.

— O que um advogado vai entender de saúde? Não esperava que a primeira prefeita da cidade fosse agir assim. Um secretário não vai dar conta de tudo isso. Se um secretário só para a saúde não dá conta — concluiu Regina.

Marido e mulher na Prefeitura

Também em Japeri, foram nomeados o técnico em contabilidade Jorge Dantas para assumir a Secretaria de Segurança e Ordem Pública; Maria Lúcia Azevedo Viana Dória para a direção do Previ Japeri e seu marido, Jorge Azevedo Viana Dória, para a Procuradoria Geral do Município; o comunicador Rogério Santana da Silva para a Secretaria de Assistência Social e Trabalho.

A Prefeitura de Japeri informou, através de nota à imprensa, que os nomes escolhidos para as secretarias foram técnicos e que não há nenhum tipo de privilégio nessas escolhas por Fernanda Ontiveros.

Veja também

Operação cumpre 37 mandados de prisão contra golpe da falsa central telefônica

Policiais civis de cinco estados cumprem nesta quinta-feira (21) mandados contra suspeitos de integrar uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!