Um estudo do Centro Nacional de Pesquisa Cardiovascular da Espanha mostrou que adolescentes que dormem menos de oito horas por noite tem mais chances de obesidade.
Os dados foram apresentados no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, em Barcelona, e trouxe a análise da duração do sono e saúde de 1.229 adolescentes com idade média de 12 anos.
Os resultados mostraram que somente 34% dos participantes com 12 anos dormiam em média oito horas por noite. Entre os adolescentes com 14 e 16 anos o resultado foi ainda menor, de 23% e 19% respectivamente.
A análise do IMC (índice de massa corporal) mostrou que, entre o grupo de 12 anos, 27% deles estavam com sobrepeso ou obesidade; entre os de 14 anos, eram 24% nesta condição; e entre os de 16 anos, 21% apresentavam sobrepeso ou obesidade.
Os pesquisadores ainda trouxeram que os adolescentes que dormiram menos de oito horas por noite foram entre 19% e 29% mais propensos a ter sobrepeso e obesidade e, dessa forma, apresentar excesso de gordura, pressão alta e níveis anormais de lipídios e glicose no sangue.
“As conexões entre falta de sono e problemas de saúde foram independentes da ingestão de energia e níveis de atividade física, indicando que o sono em si é importante”, disse em nota o Dr. Rodrigo Fernandez-Jiménez, líder do grupo de Laboratório de Imagem e Saúde Cardiovascular. “O excesso de peso e a síndrome metabólica estão associados às doenças cardiovasculares, o que sugere que os programas de promoção da saúde nas escolas devem ensinar bons hábitos de sono”, concluiu.