Donald Trump tomou posse como o 47º presidente dos Estados Unidos nesta segunda-feira (20) em uma cerimônia marcada por tradições e novidades. Após vencer a eleição em novembro, Trump retorna à Casa Branca para um segundo mandato, após ter servido como o 45º presidente entre 2017 e 2021.
O evento começou às 8h, com o juramento de Trump marcado para 12h no horário local (14h no horário de Brasília). O compromisso inclui o juramento de vice-presidente de J.D. Vance, que também assume formalmente seu cargo.
O que esperar da posse
As festividades começaram cedo, com Trump e sua família participando de um serviço religioso na Igreja St. John. Em seguida, o presidente eleito foi recebido para um chá na Casa Branca.
A cerimônia oficial inclui apresentações musicais, discursos de abertura e o aguardado discurso inaugural, no qual Trump deverá expor suas prioridades para os próximos quatro anos. Ele já prometeu assinar várias ordens executivas em suas primeiras horas no cargo.
Após o almoço oficial no Capitólio, o novo presidente iria seguir em uma carreata pela Pennsylvania Avenue até a Casa Branca. Porém, esse evento foi cancelado devido ao frio, com todos os eventos que seriam externos, acontecendo no estádio Capital One.
À noite, Trump comparecerá a três bailes inaugurais, incluindo o tradicional Baile do Comandante-em-Chefe, onde fará discursos e celebrará com apoiadores.
Convidados ilustres
Cerca de 250 mil pessoas são esperadas para assistir à posse, incluindo líderes políticos, celebridades e cidadãos comuns. Como parte da tradição, o atual presidente e vice-presidente também estarão presente, isso significa que Joe Biden e Kamala Harris — que perdeu a eleição para o republicano — vão estar na cerimônia.
A presença de ex-presidentes também é de praxe. Barack Obama e George Bush são alguns dos ex-presidentes que confirmaram presença.
Desta vez, Trump quebrou o protocolo ao convidar líderes estrangeiros, como o presidente da Argentina, Javier Milei, e o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. O presidente chinês Xi Jinping não comparecerá, apesar de um convite, mas enviará um representante. Geralmente, a posse de um presidente dos EUA é acompanhada por diplomatas dos países por questão de segurança.
Atrações musicais
A cantora country e vencedora do American Idol, Carrie Underwood, cantará “America the Beautiful” durante a cerimônia. O grupo Village People, conhecidos pela música YMCA, tocada em praticamente todos os comícios de Trump, também se apresentarão na posse, assim como o cantor de ópera Christopher Macchio e o cantor country Lee Greenwood
Artistas como Kid Rock, Rascal Flatts e Billy Ray Cyrus também farão parte das comemorações.