Durante encontro com o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o recém-eleito Donald Trump prometeu que a transição de governos será “pacífica”. A declaração aconteceu nesta quarta-feira (13), data que marcou a primeira vez em que o republicano pisou na Casa Branca após vencer as eleições presidenciais do país.
Em clima amistoso, Biden parabenizou o adversário político pela vitória contra Kamala Harris e se dispôs a colaborar para garantir que Trump “acomode o que precisa” na sede do Poder Executivo dos EUA.
Trump, por sua vez, deixou de lado o estilo agressivo que usou durante a corrida presidencial e também falou em tranquilidade. Ambos apertaram as mãos.
“A política não é um mundo legal e, em muitos casos, não é um mundo legal”, disse o presidente eleito dos EUA. “Mas é um mundo legal hoje, e eu agradeço muito uma transição que será tão suave. Será o mais tranquilo possível”, disse Trump.
Após ser eleito o 47º presidente do país, Trump já começou a montar o seu governo e indicou nomes para integrarem instituições importantes, como Departamento de Defesa, CIA e Conselho de Segurança Nacional. Além disso, cumpriu uma promessa de campanha e nomeou Elon Musk para um cargo em sua administração.
Trump toma posse e assume o comando dos EUA em 20 de janeiro de 2025.