A empresária Luiza Trajano, dona da rede de lojas Magazine Luiza, desembarcou ontem em Salvador, para participar nesta quinta-feira (9) do lançamento do Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Bahia, às 18h30, no Cerimonial Rainha Leonor (Pupileira), no bairro de Nazaré.
Em entrevista publicada no Metro1, ela disse que a associação, criada há cinco anos com 40 pessoas, já conta com mais de 2 mil participantes no país e no exterior e tem um objetivo para lá de ousado.
“O nosso propósito é muito claro: ter o maior grupo político apartidário do país, com a sociedade civil se tornando protagonista. Com a sociedade civil assumindo o país e parando de reclamar, parando de colocar tudo nas mãos dos políticos, nós vamos dar conta de fazer o Brasil que a gente merece”, apostou.
Aberta a todas as classes – “de donas de casa a mulheres executivas” – a entidade é composta por 15 comitês que apoiam iniciativas privadas e governamentais em áreas como empreendedorismo, saúde e educação, além de debater temas diversos, como violência doméstica e assédio sexual.
Para Luiza, a emancipação feminina ganhou visibilidade a partir da repercussão dos direitos da mulher nos meios de comunicação. “O Estatuto [Lei Maria da Penha] não era falado. A mulher sempre era culpada porque a relação não deu certo”, considerou.
Apesar do evento de lançamento, o grupo já está organizado e atua há seis meses na capital baiana. Um dos produtos a serem lançados nacionalmente é um manual de conduta para profissionais, apoiado pelo Ministério Público, a ser distribuído gratuitamente a diversas empresas.