O dólar subiu pela terceira sessão consecutiva no Brasil nesta sexta-feira (10) em sintonia com o avanço da moeda norte-americana no exterior, após dados mostrarem uma piora da expectativa de inflação nos Estados Unidos e depois de comentários cautelosos de dirigentes do Federal Reserve sobre a política monetária no país.
O dólar à vista fechou o dia cotado a R$ 5,1578 na venda, em alta de 0,28%. Na semana, a moeda norte-americana acumulou ganho de 1,75%. Já o Ibovespa, índice de referência do mercado acionário brasileiro, caiu 0,46%, a 127.599,57 pontos, acumulando na semana uma perda de 0,71%. Veja cotações.
Na quinta-feira o dólar havia avançado mais de 1% ante o real em meio aos receios de que o Banco Central possa se tornar mais brando no combate à inflação a partir de 2025, quando os dirigentes indicados pelo governo Lula se tornarão maioria na instituição.
Nos Estados Unidos, os principais índices acionários abriram em alta, mas perderam força com queda na confiança do consumidor em maio.
Na agenda doméstica, repercutiu ainda o IPCA de abril, que subiu 0,38%, depois de uma alta de 0,16% em março. Nos 12 meses até abril, o indicador avançou 3,69%, de 3,93% em março.
Na semana, as atenções também estiveram voltadas para uma bateria de balanços corporativos, decisão de juros pelo Banco Central, e as consequências relacionadas às inundações no Rio Grande do Sul.