sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / ECONOMIA / Dólar sobe a R$ 5,40 e renova recorde diário
quarta-feira 22 de abril de 2020 às 14:24h

Dólar sobe a R$ 5,40 e renova recorde diário

ECONOMIA, NOTÍCIAS


O dólar sobe frente ao real nesta quarta-feira (22) com os investidores precificando o movimento da véspera, em que a maioria dos ativos de risco se desvalorizaram em razão da maior instabilidade na indústria de petróleo.

Às 14h, o dólar comercial subia 1,9% e era vendido por 5,401 reais. Com isso, a moeda americana caminha para um novo recorde de fechamento contra o real. O último, registrado no início do mês, foi de 5,326 reais. A máxima intradiária já foi renovada mais cedo, quando o a moeda americana tocou os 5,410 reais. O dólar turismo avançava 0,4%, cotado a 5,62 reais.

Com a forte queda de demanda pela commodity e com os produtores sem ter mais onde estocá-la, o petróleo WTI, que chegou a ser negociado no campo negativo no início desta semana, era cotado a 11,8 dólares, ainda próximo das mínimas de 1999. O petróleo brent, referência para a política de preços da Petrobras, era cotado a 20,46 dólares.

Apesar da preocupação dos investidores sobre o preço do “ouro preto”, o cenário externo dá sinais de recuperação, após as fortes perdas desta terça-feira, 21. As moedas emergentes, que, na véspera, chegaram a perder mais de 2% em relação ao dólar, ganham força. Já o mercado de câmbio brasileiro, que esteve fechado devido ao feriado de Tiradentes, corrige o atraso.

“Ontem, as moedas sofreram bastante em frente ao dólar. Então, aqui a gente deve ter um dia de dólar para cima”, disse Vanei Nagem, analista de câmbio da Terra Investimentos.

Gustavo Cruz, estrategista da RB Investimentos vê a alta do dólar também associada a um possível corte da taxa básica de juros no Brasil, tendo em vista os recentes comentários do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. “Não estão mais descartando a possibilidade do ciclo de cortes continuar. A redução dos juros parece estar mais palpável”, comentou.

Embora juros mais baixos possam ajudar a estimular a economia, também diminuem a atratividade dos títulos brasileiros em relação aos de países que pagam maior prêmio – o que afasta o capital estrangeiro especulativo e, consequentemente, reduz a quantidade de dólares no país.

No exterior, parte do bom humor desta quarta-feira, se deve à aprovação do pacote de estímulo de 484 bilhões de dólares no Senado americano. O projeto, que prevê ajuda a pequenas empresas e hospitais, ainda precisa passar pela Câmara e ser assinado pelo presidente Donald Trump para entrar em vigor.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!