Os municípios de Belo Campo, por se destacar em infraestrutura, e Amargosa, por ser referência em gestão, foram selecionados para participar como projeto piloto da implantação do Gestão.gov, do governo federal. O alinhamento das ações ocorreu na tarde desta última terça-feira (4), em reunião entre a equipe técnica dos municípios e o coordenador de Captação de Recursos da União dos Municípios da Bahia (UPB), Joelson Azevedo, na sede da entidade municipalista. A reunião teve o objetivo de iniciar os trâmites para implantação da plataforma.
Como encaminhamento da reunião ficou definido que a formalização do interesse por ofício para o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, depois o governo federal vai até a região para promover oficinas de capacitação e auxiliar na execução do programa. Como última etapa acontecerá a validação do processo. “Vamos oferecer todo o apoio técnico que Belo Campo e Amargosa precisarem. O ideal é que os municípios consigam implantar, diagnosticar e ter a validação para que, em outubro, seja apresentado como case de sucesso”, afirmou Joelson Azevedo.
Para o presidente da UPB, prefeito Quinho de Belo Campo, a implantação do sistema vai servir de exemplo aos demais municípios da Bahia e dará a oportunidade de experimentar um modelo de governança com parâmetros para a avaliação e melhoria contínua da maturidade da gestão. “Acho fantástico que a gente possa pensar modelos de aperfeiçoamento e propor que a gestão pública tenha melhor qualidade e, porque não, a excelência. Precisamos adotar o planejamento e as metas se quisermos alcançar o melhor resultado”, pontuou o presidente da UPB.
“É uma oportunidade ímpar de modernizar cada vez mais o município e, a pedido do prefeito, nós temos o compromisso de seguir desburocratizando, ofertando cada vez mais serviços digitais, facilitando a vida da população e fazendo com que a administração chegue cada vez melhor na vida das pessoas”, afirmou o secretário de finanças de Amargosa, Joanildo Borges, que participou da reunião representando o vice-presidente institucional da UPB e prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro.
Entre as melhorias do Gestão.gov estão o fortalecimento da governança; melhoria da qualidade da gestão; participação em ação cooperativa e troca de experiências entre as organizações; promoção da cooperação interna; melhoria de processos; construção colaborativa de soluções; e gestão pública integrada e inovadora. Também participou da reunião o consultor contábil e especialista em Gestão Pública e Responsabilidade Fiscal, Fernando Almeida.