Dois deputados estaduais baianos foram eleitos nas eleições municipais de 2024, realizadas no último domingo (6). Eures Ribeiro (PSD) foi escolhido prefeito de Bom Jesus da Lapa, no Oeste da Bahia, com 55,17% dos votos, derrotando Fábio Nunes (PT) e Joãozinho Magalhães (PRD). Ele já exerceu o cargo de prefeitos em duas oportunidades. Já o deputado Pablo Roberto (PSDB) foi eleito vice-prefeito de Feira de Santana, na chapa encabeçada por José Ronaldo (União Brasil), que venceu com 50,32% dos votos. Ex-secretário municipal ele cumpre o primeiro mandato como deputado estadual.
Em ambas as situações, os candidatos eleitos precisarão renunciar aos mandatos no Legislativo antes de assumirem as novas funções. Os atos precisam ser publicados no Diário Oficial Eletrônico antes da solenidade de posse em 1º de janeiro de 2025. Caso sejam confirmadas as renúncias de ambos, não haverá alteração na correlação de forças do Parlamento, pois o deputado Eures Ribeiro integra a bancada de apoio ao governador Jerônimo Rodrigue, enquanto o deputado Pablo Roberto é da bancada de oposição – a mesma situação dos possíveis substitutos.
Outros três deputados participaram do pleito, mas não obtiveram sucesso. A deputada Cláudia Oliveira (PSD), ex-prefeita de Porto Seguro, no Extremo Sul do Estado, perdeu para o atual prefeito Jânio Natal (PL), que foi reeleito com 53,94% dos votos. O deputado Pancadinha (SD), que concorria à prefeitura de Itabuna, mas foi derrotado pelo atual prefeito, Augusto Castro (PSD), reeleito com 58,95%. Raimundinho da JR (PL) disputou a prefeitura de Dias d’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), mas foi superado por Alberto Castro (PSDB), que obteve 57,16% dos votos.
Portanto, as eleições provocarão mudanças na composição da Assembleia. Os deputados Eures Ribeiro e Pablo Roberto, ao assumirem seus cargos no Executivo, deixarão vagas para seus suplentes. No caso do PSD, Jusmari Oliveira, ex-deputada e atual secretária estadual de Desenvolvimento Urbano, é a primeira suplente e pode assumir a cadeira deixada pelo deputado Eures Ribeiro. Caso ela permaneça como secretária, Marcone Amaral, ex-prefeito de Itajuípe, assumirá a vaga. Já no PSDB, o vereador em Salvador Paulo Câmara, que não disputou a reeleição no pleito passado é o suplente do partido, que poderá ocupar o lugar de Pablo Roberto na ALBA. Pablo integra a oposição no Parlamento, enquanto Eures faz parte da base do governador Jerônimo Rodrigues.