O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) determinou que suas superintendências regionais realizem uma força-tarefa para inspecionar pontes e viadutos sob risco de colapso pelo país.
Os ofícios foram enviados no fim do ano às 26 superintendências regionais do Dnit. A medida foi tomada depois da queda de uma ponte que ligava Tocantins ao Maranhão no dia 22 de dezembro.
“O objetivo principal da realização destas inspeções visa especialmente identificar as estruturas que apresentam potenciais riscos de colapsos e que necessitam de intervenção imediata por parte deste Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes”, diz um dos ofícios.
As superintendências deverão enviar relatório ao Dnit até o fim de fevereiro. O documento terá de conter, entre outras informações, identificação sobre as estruturas, imagens, parecer técnico com detalhes sobre os problemas identificados e o seu nível de gravidade, sugestões de solução e opções de rotas alternativas no caso de interrupção total ou restrição de carga.
O Dnit informou que o envio desse documento é uma ação contínua e preventiva da Diretoria de Infraestrutura Rodoviária e visa a atualização do estado funcional das obras de arte especiais e preservar a integridade dessas estruturas por todo o país.