quinta-feira 14 de novembro de 2024
Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados
Home / NOTÍCIAS / Dissidências de deputados fragilizam plano de Maia
sexta-feira 29 de janeiro de 2021 às 07:45h

Dissidências de deputados fragilizam plano de Maia

NOTÍCIAS


As dissidências de deputados na corrida pela presidência da Câmara fragilizam o plano de Rodrigo Maia (DEM-RJ) de construção de uma frente suprapartidária para a disputa à Presidência da República em 2022.

O deputado não conseguiu unanimidade nem do próprio partido em torno da candidatura de seu apadrinhado, Baleia Rossi (MDB-SP). Deputados democratas, com o aval do presidente nacional da sigla, ACM Neto (BA), formam maioria em apoio ao candidato chancelado pelo Palácio do Planalto, Arthur Lira (PP-AL).

Aliado histórico do DEM, o PSDB também mantém-se distante de Maia e dividido no jogo da sucessão da Câmara: a orientação do partido é pelo voto em Baleia Rossi, mas muitos deputados “avulsos” estão com Arthur Lira, como é o caso do presidente do PSDB na Bahia, deputado Adolfo Viana.

A intenção de Maia de construir uma coalizão para 2022 é rechaçada segundo a coluna Esplanada pela oposição, que hoje apoia Baleia Rossi, mas trata a aliança com o bloco encabeçado pelo presidente da Câmara como “momentânea”.

Além de enterrar a coalizão de Maia, a possível derrocada de Baleia Rossi também frustrará os planos do ex-presidente Michel Temer, que aposta na vitória do apadrinhado para voltar a dar as cartas no Congresso.

Veja também

Homem-bomba na Praça dos Três Poderes circula em Brasília desde julho, aponta relatório da Abin

Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (14), a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) afirma que o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!