sexta-feira 15 de novembro de 2024
O presidente palestino, Mahmud Abbas, lê uma declaração em 31 de janeiro de 2023, em Ramallah. - POOL/AFP
Home / Mundo / MUNDO / Disputa por sucessão de Abbas pode derrubar Autoridade Palestina
quarta-feira 1 de fevereiro de 2023 às 06:18h

Disputa por sucessão de Abbas pode derrubar Autoridade Palestina

MUNDO, NOTÍCIAS


A futura disputa pela sucessão do presidente palestino, Mahmud Abbas, poderia gerar “protestos em massa, repressão” e o colapso da Autoridade Palestina, alertou nesta quarta-feira (1º) o Internacional Crisis Group (ICG).

O centro de estudos divulgou um prognóstico um dia após Abbas, de 87 anos, reunir-se em Ramallah com o secretário de Estado americano, Antony Blinken, que visitou a região para pedir uma diminuição das tensões diante da crescente violência entre Israel e palestinos.

Em função da idade de Abbas e dos rumores sobre a fragilidade de sua saúde, cresce a especulação sobre um possível sucessor na Cisjordânia ocupada, onde a Autoridade Palestina (AP) está sediada.

O ICG, com sede em Bruxelas, antecipou em um relatório que “eleições baseadas em procedimentos legais” seriam o cenário “menos provável” para quando Abbas deixar a presidência.

Abbas chefia a AP, a Organização para a Libertação da Palestina (OLP) e o Fatah, o movimento político fundado pelo falecido líder palestino Yasser Arafat.

Abbas foi eleito após a morte de Arafat, em 2004. Desde então, os palestinos não tiveram eleições presidenciais.

De acordo com o ICG, Abbas “esvaziou ou desativou as instituições e procedimentos que de outra forma decidiriam quem tomaria seu lugar”.

Por esta razão, “não está claro quem o sucederá e por qual processo” passará, analisou o centro de estudos, que alertou para possíveis “protestos em massa, repressão, violência e até o colapso da Autoridade Palestina”.

Abbas cancelou repetidamente os planos para a realização de eleições presidenciais, como em 2021, citando a recusa de Israel em permitir a votação em Jerusalém Oriental, que os palestinos consideram a futura capital de um Estado palestino.

Embora não tenha nomeado um sucessor, Abbas elevou seu ministro de Assuntos Civis, Hussein al-Sheikh, ao segundo posto na hierarquia da OLP.

O relatório do ICG cita al-Sheikh e o chefe de inteligência da AP, Majid Faraj, como possíveis sucessores.

Os dois homens têm amplos poderes na AP e são vistos como capazes de trabalhar com a comunidade internacional, mas o relatório observa que “nenhum deles conseguiu gerar maior apoio dentro da sociedade palestina”.

Veja também

Militares do Exército atiram contra pessoa que tentou invadir Granja do Torto

Militares do Exército dispararam contra uma pessoa que tentou invadir a Granja do Torto, casa de campo da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!