Nas primeiras horas deste domingo (17), a dinamarquesa Victoria Kjaer, de 21 anos, foi eleita Miss Universo 2024, tornando-se a 73ª vencedora do título. A coroa e a faixa foram entregues por Sheynnis Palacios, da Nicarágua, vencedora da edição anterior.
A segunda colocação ficou com Chidimma Adetshina, da Nigéria, seguida pelas representantes do México, da Tailândia e da Venezuela, respectivamente.
Entre as 30 semifinalistas, 12 eram da América Latina ou Caribe, incluindo candidatas de países como Porto Rico, Cuba, Venezuela, e Argentina.
A brasileira Luana Cavalcante, de 25 anos, que participou do Miss Universo 2024, não conseguiu avançar para as finais. Antes do evento, ela compartilhou um vídeo no Instagram, no sábado (16), exibindo o vestido escolhido para a ocasião. Luana é natural de Pernambuco e atualmente mora na Itália. Luana foi a primeira miss Brasil eleita sendo mãe.
Na postagem, Luana explicou que o traje azul e prateado, repleto de brilhos, simboliza seu “universo” e foi inspirado em seu filho, Pedro, de 6 anos. “Para o final do Miss Universo, meu vestido é uma homenagem ao meu universo […] meu filho Pedro […] motivo de toda felicidade que me preenche”, declarou.
Neste ano, o Miss Universo alcançou sua 73ª edição com um número recorde de 125 candidatas, superando o limite anterior de 95 participantes. As concorrentes de todo o mundo disputaram o título que, em 2023, pertenceu à nicaraguense Sheynnis Palacios, de 24 anos.
A principal mudança no concurso foi a aquisição pela empresária tailandesa Anne Jakrajutatip, uma mulher transgênero, há pouco mais de dois anos, o que trouxe um enfoque inédito em diversidade e inclusão no evento.