Em indicação encaminhada ao governador Rui Costa (PT), o deputado Diego Coronel (PSD) defendeu a extensão do Sistema de Abastecimento de Água da zona rural do município de Ponto Novo no centro norte baiano.
No documento apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) ele pediu que o governador determine a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento extensão do sistema para as seguintes localidades: Fazenda Calumbi, Várzea Redonda, Mandinga, Vila Santana, Algodões, Bezerras, Marrecas, Raposa, Mandacaru, Bogodo I, II e III, Pajeu, Caldeirãozinho e dos povoados de Várzea do Poço e Alagadiço das Panelas.
Ao justificar o pedido, Diego Coronel contou que o município de Ponto Novo, localizado à 328 km da capital baiana conta com mais de 15 mil e possui um comércio diversificado e produção agrícola irrigada, que abastece sua população e gera renda.
“O município encontra-se, segundo informações obtidas com edis municipais, com 55% da população residente na zona rural sem água encanada”, disse o deputado. Ele destacou que a maior fonte de renda do município provém da agriculta irrigada. “Sem água seus munícipes ficam impossibilitados de garantir seu sustento. Ademais, água é sinônimo de saúde e bem fundamental, garantido pela Constituição Federal vigente no Brasil”, afirmou ele.
Segundo o deputado, om as extensões nas localidades mencionadas, serão beneficiadas diretamente mais de 500 famílias, que hoje vivem de carros-pipas. “E indiretamente a população pontonovense e de toda região, pelo aumento da produção agrícola, que gerará desenvolvimento à localidade”.