Os 485 anos de Ilhéus, comemorados nesta sexta-feira (28), mereceram moção de congratulações do deputado Diego Coronel (PSD). No documento, ele parabenizou os quase 185 mil ilheenses e reafirmou o compromisso de trabalhar pela cidade, em busca do progresso e de conquistas para o município e sua população.
Na moção, ele destaca as praias, os lagos e rios da cidade e lembra o escritor Jorge Amado, que, segundo o parlamentar, “perfeitamente descreveu o município em suas histórias”.
“A história de Ilhéus é tão antiga quanto a do Brasil”, disse Diego Coronel, lembrando a existência da capitania de mesmo nome que, posteriormente, passou à Vila de São Jorge dos Ilhéus e se transformou em freguesia em 1556, tornando-se grande produtora de cana-de-açúcar.
Em 28 de junho de 1881, Ilhéus foi elevada à categoria de cidade. Em 1913, foi transformada em bispado. “O governo brasileiro doava terras a quem quisesse plantar cacau. Vieram sergipanos e pessoas fugidas da seca do Nordeste, do próprio Estado e de todo lugar”, conta o deputado.
No início do século XX, a antiga vila de casas desalinhadas deu lugar a palacetes, 28 praças, diversas indústrias, agências de navegação e, além de exportar cacau, exportava também óleo de copaíba, couro, sabão, madeira para marcenaria e peixe seco.