domingo 24 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Dia Mundial do Chocolate: conheça a origem e os 10 melhores chocolates do mundo e 10 marcas da Bahia
domingo 7 de julho de 2024 às 14:24h

Dia Mundial do Chocolate: conheça a origem e os 10 melhores chocolates do mundo e 10 marcas da Bahia

NOTÍCIAS


O chocolate é um dos doces mais desejados do mundo. É difícil encontrar quem não goste de um pedacinho em suas muitas versões: ao leite, branco, crocante, com passas, meio amargo, recheado, com cookies… Hum! São tantas opções que é impossível resistir! Além de ser delicioso, se consumido com moderação, oferece até benefícios para a saúde.

Qual é o Dia Mundial do Chocolate?

O Dia Mundial do Chocolate é celebrado neste domingo (7) e Degusta te conta detalhes sobre a data e sobre essa sobremesa.

Origem da data e história

A data marca a chegada do produto na Europa no século 15. Antes disso, a mercadoria só era conhecida e consumida pelos povos maias e astecas, que costumavam beber chocolate, que era considerado por eles um produto sagrado. Os maias também torravam as sementes e misturavam com iguarias como pimenta, milho fermentado e especiarias.

Nessa época da chegada à Europa, ele era conhecido como ouro negro e era um símbolo de status, riqueza e poder. O produto só se tornou popular após a Revolução Industrial.

Chegada do chocolate ao Brasil

As sementes do cacau só chegaram ao Brasil por volta de 1746. O fazendeiro baiano Antônio Dias Ribeiro ganhou de presente. Depois disso, as primeiras lavouras de cacau foram cultivadas na Bahia,com  clima e solo favoráveis para o plantio.

Queridinho entre os brasileiros e disponível no mercado em vários sabores e marcas, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), a produção de chocolate no país alcançou 511 mil toneladas em 2021.

Os 10 melhores chocolates do mundo

O site da National Geographic selecionou as melhores lojas de chocolate do mundo, para deixar os chocólatras com água na boca.

Teuscher, Zurique, Suíça: a história chocolateira da Teuscher começou há mais de 70 anos, num pequeno vilarejo no coração dos Alpes suíços. Hoje, a casa representa o que há de melhor na produção deste tradicional produto da Suíça, com ingredientes de primeira qualidade e um resultado que fascina os amantes do bom chocolate.

Vosges Haut-Chocolat, Chicago, Estados Unidos: a proprietária e mestre chocolateira da Vosges Haut-Chocolat, Katrina Markoff, escolhe e cuida preciosamente de cada ingrediente usado para preparar seus chocolates finos. Ela aprendeu a arte no reputadíssimo instituo gastronômico Cordon Bleu de Paris e coletou nos anos seguintes diferentes influências ao redor do mundo, hoje combinadas em chocolates e trufas de primeira qualidade, que podem usar produtos como baunilha do México ou doce de leite da Argentina.

Scharffen Berger Chocolate Maker, Berkeley, Estados Unidos: especializada em chocolate amargo, a Scharffen Berger Chocolate Maker está presente em cada passo da produção, desde o cultivo e a escolha do cacau até a barra pronta para comer. O resultado é um chocolate de sabor único e intenso, que conquista os amantes do chocolate em sua forma mais pura em Berkeley, na Califórnia.

Jacques Torres Chocolate, Nova York, Estados Unidos: quem entra numa das cinco lojas da Jacques Torres Chocolates de Nova York sente que está numa pequena chocolataria europeia. As mesinhas convidam os passantes a sentar e degustar um bom chocolate quente acompanhado de um tradicional pain au chocolat francês. E na hora de ir para casa, difícil não levar uma caixa de chocolates artesanais.

Norman Love Confections, Fort Mayers, Estados Unidos: os chocolates da Norman Love Confections, loja situada na cidade de Fort Mayers, na Flórida, são tão impactantes visualmente quanto deliciosos para o paladar. Norman Love, dono da loja, desenvolveu uma técnica na qual chocolates finos importados da Bélgica, França e Suíça são pintados a mão e complementados com ingredientes frescos como bananas, morangos e castanhas.

Valrhona, Tain l’ Hermitage, França: criada em 1922 na pequena cidade de Tain l’Hermitage, perto da cidade  de Lyon, a marca de chocolates Valhrona é uma das mais reputadas da França. Além de sua fábrica e lojas em Tain l’hermitage, a Valrhona tem filiais e escolas de culinária especializada em produção de chocolate espalhadas em cidades como Tóquio, Milão, Nova York e Barcelona.

Godiva Chocolatier, Bruxelas, Bélgica: originária de Bruxelas, capital da Bélgica e uma das capitais mundiais do chocolate, a Godiva Chocolatier nasceu em 1920 numa pequena loja familiar. Com o passar dos anos, unindo a arte de fazer chocolate de primeira qualidade com um bom faro comercial, a Godiva se transformou aos poucos numa das marcas mais famosas do planeta, com lojas ao redor do mundo e um nome que é hoje sinônimo de chocolate de ótima qualidade, tendo sido até nomeado como o fornecedor oficial da família real da Bélgica.

Richard Donnelly Fine Chocolates, Santa Cruz, Estados Unidos: os produtos encontrados na Richard Donnelly Fine Chocolates são surpreendentes, com diferentes chocolates belgas e franceses, misturados com ingredientes como lavanda, chipotle e açafrão, além de outras combinações mais tradicionais. A criatividade rendeu a Richard Donnelly, mestre chocolateiro e criador da loja, vários prêmios prestigiosos como mestre. Para preservar a qualidade, a loja, situada em Santa Cruz, na Califórnia, produz uma quantidade limitada por dia.

Richart, Paris, França: mantendo um compromisso com a qualidade, a chocolateria Richart apresenta os chocolates mais finos que podem ser encontrados em Paris. Os ingredientes excelentes, combinados com conhecimentos acumulados por décadas, garantiram o prêmio Ruban Bleu sete vezes à família Richart. Após ter aprimorado a arte de fazer chocolates, a Richart se concentra hoje em preparar produtos tão belos quanto deliciosos.

Puccini Bomboni, Amsterdã, Holanda: os melhores chocolates da Holanda, país conhecido pela qualidade do produto, são encontrados na capital, Amsterdã. Os donos da Puccini Bomboni, loja que também funciona como restaurante e café, vende chocolates feitos à mão, com ingredientes frescos, mantendo receitas tradicionais, sem muita variedade, mas com uma qualidade impressionante.

10 marcas de chocolates baianas que você precisa conhecer

O chocolate é uma tradição do território baiano e alguns dos melhores representantes dessa cultura estão nas cidades do Sul do Estado, localizadas na bela região da Costa do Cacau.

Com uma cadeira produtiva que abrange do plantio a comercialização dos produtos cacaueiros, as empresas selecionadas destacam-se pela qualidade dos produtos, produção responsável e atestado compromisso socioambiental. As marcas oferecem variedade de produtos como barras, nibs, bebidas e opções inclusivas para veganos, celíacos e diabéticos.

Além disso, inovam na combinação de sabores – com grãos, nozes, frutas e diferentes métodos de fabricação em sua produção – e na estética dos produtos, criando uma experiência singular e multissensorial. São chocolates com poucos ingredientes em suas fórmulas e que conservam os nutrientes da matéria prima, proporcionando o melhor da experiência gustativa.

Confira abaixo os destaques selecionados:

1- CHOR CHOCOLATE DE ORIGEM 

Criada em 2013 em Ilhéus pelo casal Marco e Luana Lessa, a marca utiliza amêndoas selecionadas de cacau da região, sendo 100% bean to bar e promete “uma viagem do cacau ao prazer”. Distribuem em toda a Bahia e enviam para todo o Brasil, além de exportarem suas barras para comercialização em Portugal.

Destaque do dia: barra de chocolate “Bahia Terra da Felicidade” 55%, ganhadora do Prêmio Gourmet Bronze AVPA 2021 em Paris.

Para mais informações: @chorchocolate

2- VAR CHOCOLATES

Var Chocolates é uma empresa tree to bar da região sul da Bahia. Toda produção é feita regionalmente com o cacau da Fazenda Lajedo do Ouro, que já realiza produção há mais de 80 anos. Apresenta chocolates de diversas porcentagens com o diferencial do tipo de fruto, podendo este ser Catongo, Forasteiro Amazônico ou Trinitário.

Destaque do dia: chocolate drageado em formato esférico sabor capuccino e amêndoa ao chocolate branco

Para mais informações: @varchocolates

3- NATUCOA 

A Natucoa surgiu em 2019 e parte do conceito da natureza, simplicidade, saúde e sustentabilidade. É a marca de chocolates finos da Coopessab e tem sua sede em Ilhéus. Possui variedade de chocolates e outros produtos como diferentes tipos de cacau em pó, licores e geleias. A apresentação do produto é um destaque, possuindo embalagens bonitas e criativas.

Destaque do dia: cerveja  “Cabruca” com nibs de cacau e rapadura.

Para mais informações: @natucoachocolate

4- ALIANÇA CHOCOLATES ARTESANAIS 

A marca segue a linha bean to bar e fabrica chocolates a partir de 50%, partindo de uma rigorosa seleção de amêndoas originárias da fazenda Aliança, localizada nos municípios de Ubatã e Ibirapitanga.

 Destaque do dia: chocolate 70% com grãos torrados de café

Para mais informações:@aliancachocolates

5- BENEVIDES CHOCOLATES FINOS 

A marca de Itabuna tem 4 anos e é um negócio familiar coordenado pela chocolatier Leilane Benevides. De produção bean to bar, combina o chocolate com uma diversidade de sabores como jaca, coco, sapucaia, cupuaçu, limão siciliano e pimenta.

Destaque do dia: chocolate da “Linha Sensações” sabor Canjica Baiana

Para mais informações: @benevideschocolates

6- CONJUNTO ESTRELA GUIA 

Fazenda produtora de cacau orgânico há mais de 20 anos, localizada em Itajuípe, que preza “cuidar da saúde do consumidor e do Planeta Terra”. Segue a produção tree to bar em sua linha de derivados de cacau. Em 2019 a amêndoa de cacau da Conjunto Estrela Guia foi premiada entre as 8 melhores do Brasil.

Destaque do dia: amêndoa de cacau caramelizada com leve camada de açúcar de coco

Para mais informações: @conjestrelaguia

7- CACAULIER

Empresa de netos de cacauicultores que fabrica produtos artesanais desde 1997, na Fazenda São Lucas em Coaraci. Além dos chocolates de 50% a 80%, contam bombons, nibs, mel de cacau, cacau em pó, geleias e licores entre seus produtos.

Destaque do dia: cocada de cacau

Para mais informações: @cacaulieroficial

8- JUPARÁ

Utilizando matéria prima de Ilhéus, a Jupará tem como missão produzir chocolates bean to bar e outros derivados de cacau, feitos artesanalmente com amêndoas de cacau fino, cultivadas de forma sustentável e com responsabilidade socioambiental.

Destaque do dia: chocolate branco com nibs de cacau

Para mais informações: @juparachocolates

9- FAZENDA SAGARANA

Homônima do romance de Guimarães Rosa, a Fazenda Sagarana produz chocolates a 12 anos em Coaraci.  Porém, a exportação do cacau da família data de 1888 e  já passou por três gerações. Justiça social, respeito à natureza, valorização da cultura local e excelência no manejo do cacau são suas regras imperativas. Já foi fornecedor de cacau para os chocolates Bonnat, da França.

Destaque do dia: bebida mel de cacau

Para mais informações: @chocolatessagarana

10- FAZENDA CRUZEIRO DO SUL

A Fazenda Cruzeiro do Sul fica localizada em Uruçuca e produz cacau desde 1910. Suas amêndoas possuem os certificados Orgânico e Biodinâmico e são voltadas para produção de barras de chocolate que variam de 60% a 85%.  Possuem os sabores: puro, ao leite de cabra, ao leite de coco, cacau com cupuaçu, menta com nibs e laranja com tangerina

Destaque do dia: chocolate ao leite de cabra

Para mais informações: @chocolatecruzeirodosul

Veja também

Expulsão de migrantes dos EUA pode custar caro para a economia

A expulsão em massa de migrantes que o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, tem …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!