Em moção de congratulações apresentada à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), a deputada Talita Oliveira (PSL) destacou a passagem do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.
No documento, a parlamentar frisou que a data deve ser lembrada para celebrar mulheres baianas que merecem aplausos pelo reconhecimento e desempenho na luta diária pelos direitos da mulher. “A lei preconiza que os poderes públicos devem promover políticas públicas objetivando fazer inserção da mulher em todos os segmentos”, lembrou a deputada.
Em sua moção, Talita rememorou ainda datas históricas de luta das mulheres por direitos. No entanto, a legisladora ressalta que há muito o que conquistar nos dias atuais. “É preciso que tenhamos maior participação feminina na política. O número de parlamentares no Congresso Nacional ainda é pequeno. Na Câmara Federal, dos 513 deputados, apenas 77 são mulheres com mandato em exercício, sendo três baianas. No Senado, são 81 cadeiras, 12 ocupadas por mulheres. Na Assembleia Legislativa da Bahia, foram dez mulheres as escolhidas pelos eleitores no último pleito”, citou.
Talita Oliveira pondera também que as mulheres costumam acumular as funções, além das profissionais, de mãe e de companheira. “São secretárias, políticas, médicas, advogadas, jornalistas, e muitas outras, que buscam maior dignidade perante o meio social”, listou a deputada.