Na sessão ordinária da última terça-feira (21), o vereador Sílvio Humberto (PSB) ressaltou que ontem era o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). A entidade internacional estabeleceu essa data em memória ao massacre de Shaperville. Os trabalhos foram conduzidos pelo vereador Isnard Araújo (PL).
Em 21 de março de 1960, na cidade de Johanesburgo, capital da África do Sul, 20 mil negros realizaram um protesto contra a lei do passe. Esta legislação os obrigava a ter cartões de identificação e circular por determinados locais. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão e 69 pessoas foram assassinadas e 186 feridas.
Sílvio Humberto recordou que, infelizmente, ainda acontecem agressões a pessoas negras, e citou a brutal violência que sofreu o policial civil agredido por outros policiais no último Carnaval, em Salvador.
A vereadora Marta Rodrigues (PT) pontuou que hoje é comemorado o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. “Essa data traz à memória as comemorações das religiões da tradição de matriz africana e é importante para o empoderamento de diversas instituições que militam contra o racismo”.
Feira do Curtume
Ainda na sessão ordinária, no Pinga-Fogo, o vereador Palhinha (União) relatou que teve uma audiência, nesta terça-feira, com Luciano Santos Ribeiro, secretário municipal de Ordem Pública, sobre a revitalização da Feira do Curtume, localizada na Calçada. “Levei ao secretário uma comissão de comerciantes. A Feira do Curtume é uma luta nossa há mais de dez anos e está sendo construído um novo mercado, pela Prefeitura, com uma estrutura importante e eficiente para os trabalhadores e consumidores. Esta é uma obra importante para a Cidade Baixa”, disse Palhinha.
Ainda na sessão, os vereadores deram parabéns ao jornalista Osvaldo Lyra, secretário de Comunicação da Câmara, que estava completando mais um ano de vida.