Ao todo, cerca de 6 mil técnicos municipais foram capacitados pela União dos Municípios da Bahia (UPB), no último ano. Esse número demonstra que, cumprindo sua missão, cada vez mais a entidade investe em capacitação com objetivo de melhorar as gestões municipais e entregar serviços de mais qualidade ao cidadão. No Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, a UPB reafirma esse compromisso em ofertar as mais modernas qualificações em prol de administrações mais eficientes.
Entre os temas trabalhados no último ano estiveram módulos de execução da Plataforma +Brasil, Nova Lei de Licitações, parcelamento especial do INSS e condutas vedadas no processo eleitoral. Ao todo, a entidade realizou 8 eventos e 21 cursos de capacitação, sendo 12 edições do UPB Capacita, 5 edições do UPB em Ação e 4 edições do UPB Debate. A organização das capacitações na UPB fica a cargo da Coordenação de Eventos e Capacitação, que faz um intenso trabalho institucional para elaboração dos eventos, buscando parcerias com órgãos públicos e representantes das instituições envolvidas nesses assuntos.
“Capacitar é uma missão da UPB. Fazemos um trabalho muito forte em dar esse suporte aos municípios porque o prefeito não governa sozinho, ele precisa de uma equipe. E é essa orientação que vai nortear o trabalho da gestão para trazer resultados. Principalmente de cidades menores onde o gestor, na maioria das vezes, tem dificuldade de contratar profissionais mais experientes. Então, temos procurado investir na qualificação desses servidores para que venha refletir na administração pública e no bom serviço prestado à população”, explica o presidente da UPB e prefeito de Jequié, Zé Cocá.