Começou nesta segunda-feira (18) e vai até o dia 25 de setembro, a Semana Nacional de Trânsito (SNT). Depois do “Maio Amarelo”, esse é o período de intensificação de ações e atividades de educação, fiscalização e segurança viária nas cidades baianas. Seguindo essa máxima, o Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) preparou uma programação que envolve desde campanhas publicitárias – Não seja um monstro no trânsito -, palestras em escolas públicas e privadas, blitzes educativas e uma série infantil de vídeos educativos.
Durante a semana o órgão também prepara algumas “surpresas” para a sociedade. Com o tema “No trânsito, escolha a vida”, a mensagem para as campanhas educativas de trânsito deste ano direciona as atividades da SNT sobre a preocupação com os mais vulneráveis, o cuidado com o tráfego, a acessibilidade e sustentabilidade são as ideias centrais.
Para o diretor geral do Detran-BA “buscar um trânsito seguro é uma missão diária para nós. Mas ter uma semana voltada, exclusivamente, focada na educação e na conscientização é fundamental. Esse ano estamos seguindo a proposta do governador Jerônimo Rodrigues, que é tratar o trânsito de forma didática, dentro das escolas, com nossas crianças que são multiplicadores nas famílias. Então teremos essas ações na escolas, temos o ‘monstro’, a estrutura de ferro e sucata de 6 metro, que também é uma campanha lúdica. Enfim, a nossa programação foi toda pensada para que possamos salvar vidas no trânsito”, pontuou Rodrigo Pimentel.
Além disso, o ‘Monstro’ inaugurado na Avenida Paralela integra a campanha educativa promovida pelo Detran-BA. O totem, está na avenida baiana com maior registro de sinistros, e faz alusão a um trânsito mais seguro. A instalação com 800 kg tem uma missão mais do que especial: colaborar para preservar vidas no trânsito. A peça vai permanecer exposta durante os próximos meses para conscientizar o público que trafega pelo local.
Uma série com seis vídeos infantis, que estarão disponíveis nas plataformas digitais do Detran-BA (Youtube, Instagram, Facebook e site), com o objetivo de utilizar a influência das crianças no comportamento dos pais. A vontade das crianças, na primeira infância, influencia em até 80% o comportamento das famílias, segundo pesquisa do PROCON/SP-USP.
Diante desse cenário, essa proposta tem o intuito de levar a educação no trânsito para outro nível de discussão dentro das famílias. A campanha assume o desafio de contribuir para a redução do número de mortes e lesões no trânsito até 2030, meta definida pela Resolução 74/299 da Assembleia Geral da ONU.