Um dos interessados na filiação de Gusttavo Lima para as eleições de 2026, o senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente nacional do Progressistas, resumiu a interlocutores como “impressionante” o desempenho do cantor sertanejo na pesquisa Quaest que o mostra como candidato com melhor desempenho contra Lula da Silva (PT).
O patamar de 12% a 18% de Lima no primeiro turno e os 35% dele contra Lula em um cenário de segundo turno chamaram a atenção de Nogueira especialmente porque Gusttavo Lima nunca tentou ser nem síndico de prédio.
Os demais nomes da direita testados na pesquisa ou são políticos em cargos vistosos, como os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), ou já têm experiência eleitoral, como Pablo Marçal (PRTB), como lembra o PlatôBR.
Além do PP, o União Brasil e até o PL de Bolsonaro têm interesse na filiação de Gusttavo Lima, independentemente de quais sejam de fato seus planos eleitorais.