sábado 29 de junho de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Desembargadora Maria de Fátima vai receber na Câmara de Salvador a Medalha de Mérito Ambiental
terça-feira 4 de junho de 2024 às 15:27h

Desembargadora Maria de Fátima vai receber na Câmara de Salvador a Medalha de Mérito Ambiental

NOTÍCIAS


A Câmara Municipal de Salvador vai homenagear a desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho, coordenadora do Núcleo Socioambiental e da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (EcoPlan) do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A magistrada vai receber a Medalha de Mérito Ambiental Mário Leal Ferreira em sessão solene, às 18h desta quarta-feira, 5 de junho, Dia do Meio Ambiente. A homenagem foi requerida pelo vereador André Fraga (PV) e será no Plenário Cosme de Farias.

“Essa homenagem nada mais é do que um reconhecimento merecido a uma pessoa que está à frente de projetos importantíssimos nos nossos dias atuais, em que precisamos dialogar com as questões ambientais em todas as instâncias da sociedade. Maria de Fátima é um exemplo de garra e insistência aqui na Bahia, conversando diretamente também com os temas do nosso mandato”, disse o parlamentar.

Desde 2016, Maria de Fátima Silva Carvalho coordena o Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça da Bahia, que trabalha em conjunto com unidades executoras do Plano de Logística Sustentável (PLS), responsável por incentivar ações sustentáveis de recursos, gestão ambiental e inclusão social.

Ao mesmo tempo, a desembargadora se destaca pela atuação na proteção do meio ambiente, em consonância com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio de campanhas de conscientização que envolvem o uso correto de água e de energia, descarte de resíduos, reciclagem e transporte sustentável.

“É uma homenagem direcionada a mim, como também a todo o Judiciário da Bahia. Eu tenho uma equipe maravilhosa do Núcleo Socioambiental, composta por juízes, servidores e assessores que trabalham juntos. A honraria é prestada em meu nome para um ato que é conjunto. Então, só tenho a agradecer, pois estamos muito felizes”, enfatiza a desembargadora.

A magistrada também engajou diversos colegas na atuação junto ao Núcleo Socioambiental e desenvolveu projetos em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação e Modernização do Tribunal.

O vereador André Fraga possui uma trajetória de mais de duas décadas como ativista ambiental e, como vereador desde 2021, pauta os projetos também com base nos ODSs. Logo no primeiro ano de mandato, criou a Comissão Especial de Emergência Climática e Inovação para a Sustentabilidade para discutir e implementar ações em prol do meio ambiente em Salvador.

Veja também

MME destaca iniciativas brasileiras para a transição energética em fórum mundial do agronegócio

Ministério de Minas e Energia (MME) participou do painel Biocombustíveis e Descarbonização durante o Global …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!