A Presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, foi eleita Vice-Presidente de Cultura do Consepre (Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil). A escolha da nova Mesa Diretora do colegiado ocorreu nesta sexta-feira (8), durante a 13ª edição do evento, em João Pessoa.
Na ocasião, o Desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto, Presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) foi eleito Presidente do Consepre. Terá como Vice o Desembargador Raduan Miguel Filho, Presidente do TJRO.
A Mesa Diretora é composta, ainda, pelo Vice-Presidente de Relacionamentos Institucionais, Desembargador Alberto Delgado Neto (Presidente do TJRS); e pelo Vice-Presidente de Inovação e Tecnologia, Desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior (Presidente do TJMG). Todos tomarão posse em janeiro de 2025.
O XIII Encontro do Consepre, sediado pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, começou na quarta-feira (6) e terminou nesta sexta (8), com a participação do Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministro Luís Roberto Barroso; e as palestras “O cérebro que julga: o juiz e as neurociências” e “Mulheres na Justiça e na Sociedade”. No encerramento, foi elaborada a Carta de João Pessoa.
Desembargadora Cynthia Resende é a nova Vice-Presidente de Cultura do Consepre
No dia anterior, estiveram presentes o Presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ministro Herman Benjamin, e o Corregedor Nacional de Justiça, Ministro Mauro Campbell. Também houve palestras sobre inteligência artificial e conciliação.
No sábado (9), os Presidentes dos 26 Tribunais de Justiça presentes farão uma reunião preparatória para a próxima edição.
O Consepre visa discutir temas relevantes em comum e alinhar as pautas importantes para o Judiciário brasileiro. Cada edição ocorre em um estado diferente.