quinta-feira 23 de janeiro de 2025
Home / ELEIÇÕES 2022 / Desde a redemocratização, líderes nas pesquisas terminaram eleitos
sexta-feira 23 de setembro de 2022 às 13:41h

Desde a redemocratização, líderes nas pesquisas terminaram eleitos

ELEIÇÕES 2022, NOTÍCIAS


A nove dias do primeiro turno das eleições 2022 , pesquisas de intenção de voto divulgadas pelo Datafolha mostram que a corrida à Presidência da República deste ano é uma das mais disputadas desde a redemocratização do Brasil.

Análise feita pelo iG aponta que a diferença entre os dois primeiros colocados na pesquisa divulgada na noite dessa quinta-feira (22) é de apenas 14 pontos percentuais.

Segundo os últimos dados do instituto Datafolha, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na frente da disputa ao Planalto, com 47%, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL ) , que tem 33% das intenções de voto.

Na terceira posição, está o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) , com 7%, e, na quarta, a senadora Simone Tebet (MDB) , com 5%.

O número mais baixo já registrado pelo Datafolha a aproximadamente 10 dias do primeiro turno foi em 1989.

À época, o ex-presidente Fernando Collor venceu Lula, que disputava sua primeira eleição presidencial. De acordo com os dados, 11 dias antes da votação, Collor tinha 21% das intenções, enquanto Lula apresentava 14%, isto é, os candidatos estavam com uma diferença de 7 pontos percentuais.

Já nas últimas eleições presidenciais, 17 dias antes do primeiro turno, Bolsonaro marcava 28% das intenções, enquanto Fernando Haddad (PT), que aparecia em segundo lugar, tinha 16% (diferença de 12 pontos percentuais).

Veja também

Em Davos, autoridades da ONU chamam atenção a desenvolvimento nuclear do Irã

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, pediu nesta última quarta-feira (22) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!