Na próxima vez que estiver em um voo de longa distância, procure por uma porta discreta na frente ou atrás do avião – você pode encontrar o lugar onde a tripulação vai relaxar. As informações são do CNN.
Existem áreas secretas em aeronaves widebody (de fuselagem larga) onde pilotos e tripulantes de cabine descansam durante voos longos. Esses espaços, inacessíveis aos passageiros, são chamados de compartimentos de descanso da tripulação e sua localização varia conforme a aeronave.
Em modelos mais novos, como o Boeing 787 ou o Airbus A350, esses compartimentos estão localizados acima da cabine principal. Em aeronaves mais antigas, podem estar no porão de carga ou na cabine principal.
Esses compartimentos vêm em pares: um para os pilotos, geralmente com dois beliches e um assento reclinável, e outro para a tripulação de cabine, com seis ou mais beliches, localizados acima da cozinha de popa, a seção na parte de trás do avião onde alimentos e bebidas são preparados.
As companhias aéreas podem configurar as áreas de descanso da tripulação quando compram um avião, mas os parâmetros são definidos por reguladores como a Administração Federal de Aviação (FAA) nos EUA ou a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) no Brasil. Os reguladores exigem que essas áreas estejam em locais onde ruídos, odores e vibrações tenham efeito mínimo sobre o sono, tenham temperatura controlada e permitam ajuste da iluminação. Os beliches devem ter 198 por 76 centímetros de tamanho e pelo menos um metro cúbico de espaço ao redor.
Essas áreas de descanso se assemelham a um hotel cápsula japonês: um espaço apertado, mas aconchegante, com tomadas, luzes e todos os equipamentos de segurança necessários, como máscaras de oxigênio e interfones.
“Podem ser bastante confortáveis”, diz Susannah Carr, comissária de bordo da United Airlines. “Eles têm colchões acolchoados, controle de temperatura e roupas de cama semelhantes às usadas na classe executiva.”
Os compartimentos de descanso são fechados durante o táxi, decolagem e pouso, e usados em turnos supervisionados pelo gerente de cabine. A tripulação de cabine pode passar cerca de 1,5 horas por voo de longo curso nessas áreas, embora isso varie conforme a companhia aérea e o horário do voo.
“Esse período de descanso é extremamente importante para nós”, afirma Karoliina Åman, comissária de bordo da Finnair. “É o momento em que descansamos e recuperamos energia para estarmos alertas durante todo o voo.”
Os pilotos têm uma área de descanso separada, geralmente próxima à cabine. Dependendo da duração do voo, podem estar até quatro pilotos a bordo, mas sempre dois na cabine. A área de descanso dos pilotos possui dois beliches e um assento equipado com entretenimento de bordo.
“Normalmente durmo muito bem lá”, diz Aleksi Kuosmanen, vice-piloto-chefe da Finnair. “A área de descanso do A350 é muito tranquila e confortável.”
Na próxima vez que você estiver em um voo de longa distância, fique atento a uma porta discreta na frente ou atrás do avião – se você vir um piloto ou comissário de bordo desaparecer dentro dela, você pode ter encontrado uma área de descanso. No entanto, lembre-se de que o acesso dos passageiros a essas áreas é proibido.
“É como a Disney – mantemos a magia a portas fechadas”, diz Carr. “Você não quer necessariamente saber que seus comissários de bordo estão dormindo um pouco, mas ficará feliz quando aparecermos depois de nossa soneca, novos em folha”.