Um jovem catarinense, dado como desaparecido na tragédia de Brumadinho, entrou em contato com a família na última quarta-feira (17), 81 dias após o rompimento da barragem. Evandro Schwirkowsky, 23 anos, contou aos parentes que está em Salvador na Bahia.
Segundo reportagem da NSC TV, pouco antes de a barragem vir abaixo, Evandro tinha avisado que estava na cidade mineira, perto de uma pousada e de uma linha de trem. Depois, não deu mais notícias.
O namorado do jovem, Edemilson de Jesus Silva, acionou as equipes de resgate de Brumadinho. Os responsáveis pelas buscas chegaram a coletar material genético do pai dele para tentar localizá-lo entre as vítimas não-identificadas. Ele, no entanto, nunca foi reconhecido.
Acontece que, uma hora antes da tragédia, Evandro tinha saído da cidade. Após as notícias se alastrarem, voltou para Salvador, mas não se encontrou com o namorado com medo de prejudicá-lo. Os dois tinham saído de Corupá — cidade ao norte de Santa Catarina — fugidos.”Eu peço perdão a todos, peço perdão ao meu Deus, peço perdão ao meu companheiro, que foi a pessoa que mais sofreu. Fiz tudo isso porque meu pai não aceitava o fato de eu ser gay e ser casado com um homem. Estive mesmo em Brumadinho, mas, pela graça do nosso Deus, saí uma hora antes do ocorrido”, disse Evandro em vídeo.
Ele está chorando muito. Ele vai se recompor e vai explicar”, afirmou Edemilson.