Helder Barbalho se reuniu com lideranças indígenas durante a conferência do clima em Dubai para tratar segundo o colunista Lauro Jardim, do O Globo, sobre políticas voltadas a essa população no Pará, incluindo apoio a processos de demarcação de terra. Também discutiu a participação ativa desses povos visando a COP30, cuja sede será Belém. Só faltou combinar com seu pai, o senador Jader Barbalho.
O parlamentar não participou de sessões decisivas que tinham como pauta o marco temporal. O Congresso derrubou na quinta-feira (14) o veto de Lula sobre trecho do projeto que estabelece a data da promulgação da Constituição para a demarcação de terras indígenas. Mas Jader se ausentou.
Segundo sua assessoria, ele “teve que retornar para Belém em razão de compromissos assumidos anteriormente”.
Situação semelhante aconteceu em 27 de setembro, quando o projeto foi aprovado pela CCJ, da qual ele é membro titular. No mesmo dia, a matéria foi apreciada e aprovada em sessão plenária do Senado. Outra vez, sem o posicionamento do parlamentar emedebista.
Em agosto, ocasião em que o PL passou pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), Jader também não votou. O senador é titular do colegiado.