Helder Barbalho se reuniu com lideranças indígenas durante a conferência do clima em Dubai para tratar segundo o colunista Lauro Jardim, do O Globo, sobre políticas voltadas a essa população no Pará, incluindo apoio a processos de demarcação de terra. Também discutiu a participação ativa desses povos visando a COP30, cuja sede será Belém. Só faltou combinar com seu pai, o senador Jader Barbalho.
O parlamentar não participou de sessões decisivas que tinham como pauta o marco temporal. O Congresso derrubou na quinta-feira (14) o veto de Lula sobre trecho do projeto que estabelece a data da promulgação da Constituição para a demarcação de terras indígenas. Mas Jader se ausentou.
![](https://i0.wp.com/acessepolitica.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Acesse-Politica-www.acessepolitica.com_.br-o-site-de-politica-mais-acessado-da-Bahia-jader-helder-barbalho.jpg?resize=640%2C525&ssl=1)
Segundo sua assessoria, ele “teve que retornar para Belém em razão de compromissos assumidos anteriormente”.
Situação semelhante aconteceu em 27 de setembro, quando o projeto foi aprovado pela CCJ, da qual ele é membro titular. No mesmo dia, a matéria foi apreciada e aprovada em sessão plenária do Senado. Outra vez, sem o posicionamento do parlamentar emedebista.
Em agosto, ocasião em que o PL passou pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), Jader também não votou. O senador é titular do colegiado.