A Comissão Especial do Complexo Intermodal da Fiol, Porto Sul e Complexo Viário do Oeste, da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), vai realizar uma audiência com representantes da Bahia Mineração (Bamin).
O convite para que a empresa mande representantes que possam falar sobre o estágio do Porto Sul, em Ilhéus, foi aprovado na sessão ordinária do colegiado na quarta-feira (15). De acordo com a deputada Ivana Bastos (PSD), que propôs a reunião, as obras de construção do porto ainda não tiveram início por causa da indefinição do Governo Federal em relação a construção da ferrovia. “Não há ferrovia sem porto, assim como não porto sem ferrovia”, reforçou ela. A data da audiência será combinada com a direção da Bamin.
Já o presidente da comissão, deputado Antonio Henrique Jr. (PP), contou que visitou, na tarde de segunda-feira, em São Félix do Coribe, o canteiro de obras da empresa Constran S/A, responsável pelo Lote 6 da Ferrovia de Integração Oeste- Leste. O trecho de 159 quilômetros, entre Serra do Ramalho e Correntina, passa pelos municípios de Santa Maria da Vitória, São Félix do Coribe e Jaborandi. Em companhia do ex-presidente da Câmara Municipal de São Félix do Coribe, vereador Léo de Laurenísio, ele conversou com o engenheiro civil Carlos Araújo.
“Ele nos informou sobre o andamento das obras que, atualmente, está em ritmo lento devido a alguns entraves na esfera federal”, contou Antonio Henrique Jr. Segundo as informações obtidas pelo parlamentar, o trabalho nos canteiros de obras foi reduzido em aproximadamente 50% por conta das indefinições do Governo Federal. Para obter informações sobre esse e outros canteiros de obras, o colegiado já aprovou uma visita ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Na sessão desta quarta, Antonio Henrique Jr. pediu aos companheiros de comissão, os deputados Pedro Tavares (DEM) e Ivana Bastos, para que o ajude a agendar essa reunião com o ministro. “Nós já fizemos a solicitação, mas ainda conseguimos marcar a reunião”, explicou ele.
Antonio Henrique lembrou ainda que já está aprovada a realização de uma audiência conjunta com as comissões de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo e com a Especial de Desenvolvimento Urbano, para debater o projeto de construção da ponte que ligará Salvador a Itaparica. O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, João Leão, já foi convidado para participar da audiência. “Estamos aguardando agora que ele volte da viagem ao exterior para que agendarmos o encontro”, explicou.