segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Waldemir Barreto/Ag. Senado
Home / POLÍTICA / Deputados pressionam por PEC que muda ritual de escolha do diretor da PF
segunda-feira 27 de abril de 2020 às 06:36h

Deputados pressionam por PEC que muda ritual de escolha do diretor da PF

POLÍTICA


Deputados delegados federais que compõem a bancada do PSL apresentaram uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) com mudanças na escolha do diretor geral da Polícia Federal (PF).

Segundo nota divulgada pelo partido, o motivo da proposta é o impasse que resultou na demissão do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, que saiu do governo após o presidente Jair Bolsonaro trocar o diretor geral da instituição “por motivos políticos”, segundo o ex-juiz.

“Os Delegados de Polícia Federal subscritores, no transitório exercício da função de Deputados Federais, em razão dos acontecimentos recentes envolvendo o Senhor Presidente da República e o então Ministro da Justiça Sérgio Moro, vêm, por meio desta, manifestar-se”, iniciou assim a carta dos deputados.

Segundo os congressistas, “a Polícia Federal é instituição republicana! Não se presta a servir a este ou aquele governante, mas à nação brasileira”. Essa é uma resposta direta à coletiva de Moro, onde o ex-juiz afirmou que o presidente Bolsonaro confessou pra ele que trocaria o diretor Valeixo, por motivos políticos.

“Defendemos a autonomia da Polícia Federal, o que só será possível com a aprovação da PEC 412/09, ainda dormitando no Congresso Nacional”, disseram os deputados em nota.

Veja também

Congresso rejeita corte em emendas, aumenta fundo partidário e contraria pacote fiscal

Na contramão do pacote de corte de gastos proposto pelo governo Lula, o Congresso Nacional aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!