quarta-feira 22 de janeiro de 2025
Foto: Divulgação/Arquivo
Home / POLÍTICA / Deputados participam de audiência na Assembleia sobre avanço do mar em Cacha Prego
quinta-feira 5 de setembro de 2019 às 07:27h

Deputados participam de audiência na Assembleia sobre avanço do mar em Cacha Prego

POLÍTICA, RECÔNCAVO BAIANO


A Comissão do Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou nesta última quarta-feira (4), a participação do colegiado em uma audiência pública que acontecerá na Câmara de Vereadores do município de Vera Cruz, para discutir o avanço do mar em Cacha Prego, onde as ondas estão invadindo residências e desabrigando famílias.

Na reunião ordinária, o colegiado, presidido pelo deputado José de Arimateia (PRB), também escolheu a nova data da audiência pública sobre o Rio Itapicuru, que seria realizada nesta quarta, mas foi adiada a pedido dos proponentes, os parlamentares Aderbal Caldas (PP) e Marcelo Veiga (PSB). O encontro será no dia 2 de outubro. “90% dos riachos que alimentavam o Rio Itapicuru secaram. O rio está morrendo. Ou tem uma providência, ou ele vai acabar”, comentou Aderbal Caldas.

José de Arimateia aproveitou a oportunidade para apresentar, durante a reunião, o resumo da sua participação em uma audiência pública em Minas Gerais, nos dias 27 e 28 de agosto, sobre os animais que foram atingidos pelo rompimento da Barragem de Brumadinho. O parlamentar destacou também algumas ações do Ministério Público, da Polícia Civil e Militar do Estado de Minas. Os órgãos criaram, cada um, o seu próprio departamento de Proteção à Fauna Doméstica e Fauna Silvestre.

“Nós vamos trazer representantes destes órgãos para a Bahia para que eles apresentem os projetos que são de extrema importância. Aqui na Bahia, encontramos algumas dificuldades quando detectados maus tratos aos animais, principalmente os domésticos. As delegacias, simplesmente, ignoram”, criticou o presidente.

Presente na reunião desta quarta, o deputado Marcelino Galo recomendou – tendo em vista que nesta quinta-feira (5) é comemorado o Dia da Amazônia – um posicionamento da comissão sobre as queimadas que afetam atualmente a floresta. “Isso já tem relação direta com o aquecimento global. O mundo está assustado com a situação da Amazônia. Nós sabemos que tem se tratado de interesse econômico, os incêndios são criminosos”, afirmou Galo.

Participaram do encontro os deputados José de Arimateia (PRB), Marcelino Galo (PT), Aderbal Caldas (PP), Marcelo Veiga (PSB), Fátima Nunes (PT), Zó (PC do B) e Jurailton Santos (PRB), não sendo o último membro do colegiado.

Confira as próximas audiências públicas da Comissão do Meio Ambiente:

– 11/09: Audiência Pública sobre Doença Vetoriais e Saúde do Meio Ambiente. Às 10h, na sala das Comissões Eliel Martins.
– 25/09: Audiência Pública com os Comitês de Bacias Hidrográficas da Bahia. Às 10h, na sala das Comissões Eliel Martins.

Veja também

Mulheres são 26% no primeiro escalão de capitais, e especialistas veem falta de incentivo a lideranças

Foi na década de 1950 que mulheres começaram a ocupar cargos de chefia em secretarias …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!