quarta-feira 20 de novembro de 2024
Ao lado dos premiados, o presidente Adolfo Menezes agradeceu à família, à imprensa, aos colegas deputados e a todo o corpo de funcionários da Casa Foto: Carlos Amilton/Agência ALBA
Home / DESTAQUE / Deputados e jornalistas recebem na AL-BA o ‘Troféu Destaque de 2022’
quinta-feira 15 de dezembro de 2022 às 09:38h

Deputados e jornalistas recebem na AL-BA o ‘Troféu Destaque de 2022’

DESTAQUE, NOTÍCIAS, PREMIAÇÃO


Deputados e jornalistas receberam, nesta última quarta-feira (14), o Troféu Destaque de 2022 em cerimônia de entrega na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O evento, que aconteceu no Saguão Nestor Duarte, premiou os legisladores com melhor atuação parlamentar, selecionados em votação dos jornalistas credenciados ao Comitê de Imprensa Edson Alves, e os profissionais de imprensa que se destacaram na cobertura da Casa, escolhidos pelos deputados.

Pela atuação destacada no quadriênio da 19ª Legislatura, o presidente Adolfo Menezes (PSD) recebeu o Troféu de Destaque Parlamentar em 2022 e o prêmio Rui Barbosa das mãos de sua esposa, Denise Menezes, da chefe de gabinete Ana Ilza Carneiro e do superintendente de Administração e Finanças Robson Coutinho. Ele agradeceu à família, à imprensa, aos colegas deputados e a todo o corpo de funcionários da Casa, ressaltando que todos realizam um excelente trabalho.

Menezes também enalteceu a democracia brasileira, que, para ele, alcançou grandes vitórias este ano. “O importante, na democracia, é o respeito, que infelizmente o nosso País não viu nas últimas eleições e continua não vendo com a conivência da autoridade maior, de autoridades maiores que querem subverter a ordem não aceitando o resultado da apuração das urnas eletrônicas, elogiadas no mundo inteiro, não aceitando o mesmo sistema pelo qual foram eleitos tantos mandados, como é o caso do presidente”, disse.

“Aqui na Casa, são testemunhas nossos queridos deputados, independentemente de posições políticas, de que todos são iguais e diferentes ao mesmo tempo. Isso é democracia”, completou, acrescentando ainda a importância da imprensa livre, “para mostrar as coisas erradas, as certas, para defender o que é correto”.

O presidente deu ainda um destaque especial à deputada Fabíola Mansur (PSB), que não se reelegeu para a próxima legislatura. “Essa Casa vai sentir muita falta dessa que é uma das melhores deputadas que já conheci”, lamentou.

Também premiada com os dois troféus, Fabíola ressaltou que o prêmio é extremamente meritoso e um reconhecimento da imprensa baiana pelo trabalho realizado. “Um trabalho pelo povo baiano. Isso, para mim, é muito honroso. E dá um gás novo. Esse prêmio é também de todos os colaboradores do gabinete”, declarou.

Ela elogiou Adolfo Menezes, pela condução democrática da Casa, desejando que ele se reeleja presidente na próxima legislatura, e parabenizou os jornalistas premiados. “É tão importante, na imprensa, ter gente séria”, disse. Por fim, esclareceu que 2022 foi um ano de muitas vitórias políticas, porém que essas vitórias nem sempre são expressadas eleitoralmente. Embora não tenha se reelegido, teve sua votação mais expressiva com quase 60 mil votos e viu Lula e o professor Jerônimo serem eleitos a presidente e governador da Bahia, respectivamente.

Outro que recebeu os dois prêmios foi o deputado Alex da Piatã (PSD). Ele definiu o momento com a palavra gratidão. Agradeceu à família, à imprensa, aos parceiros de gabinete, ao presidente Adolfo Menezes e aos colegas deputados e disse que, nesta eleição, obteve o melhor resultado de sua vida e também assistiu à vitória de Lula e de Jerônimo, das quais, segundo ele, “o Brasil e a Bahia precisavam tanto”. “Dedico esse prêmio à nossa democracia”, finalizou.

No campo da oposição, foi destaque parlamentar em 2022 o deputado Tiago Correia (PSDB), que se mostrou contente por receber o troféu pela primeira vez. “A gente fica muito feliz em encerrar o mandato dessa maneira, sendo reconhecido pela imprensa como destaque. A ideia é iniciar a nova legislatura mantendo o mesmo enfrentamento na bancada de minoria, fazendo uma oposição propositiva, votando o que é bom para a Bahia, colocando as nossas posições quando não concordarmos com as colocações do governo, continuar fiscalizando, enfim, fazer um mandato e, quem sabe, no ano que vem, estar aqui de novo ganhando esse prêmio”, disse.

Já o deputado Alan Sanches (União Brasil), que recebeu o Troféu Rui Barbosa pelo destaque na 19ª Legislatura, lembrou que, nos seus 12 anos de Parlamento, essa é a quinta vez em que recebe a premiação. Parabenizou todos os jornalistas e elogiou o papel da imprensa. “A imprensa que vocês olham aqui, a imprensa que está cobrindo a Casa, é a imprensa sem chantagem… Todos vocês aqui estão de parabéns por correr atrás da notícia”. Sanches elogiou ainda o papel desempenhado pelo presidente Adolfo Menezes, que, segundo ele, sempre deu o justo espaço democrático à oposição.

Mídia

Do lado dos jornalistas, o veterano Levi Vasconcelos, colunista do jornal A Tarde e mais uma vez ganhador do prêmio Quintino de Carvalho de categoria mídia impressa, se disse muito honrado, porque entende que o prêmio é fruto de um jogo de respeito verdadeiro. “Isso me deixa, assim, numa tranquilidade enorme, numa satisfação do dever cumprido”.

Victor Pinto, da Band News FM Salvador e ganhador do Troféu Wilson Menezes, destinado a profissionais de veículos eletrônicos como rádio e televisão, também agradeceu aos parlamentares por ter sido escolhido. “É uma alegria imensa ter esse reconhecimento e, como nas palavras de Levi, é um trabalho limpo, honesto que a gente faz garimpando a notícia, procurando a informação”, explicou.

Por fim, o ganhador do prêmio Armando Lobracci Neto, jornalista Raul Aguilar, do site OffNews, falou do compromisso com os valores do jornalismo e agradeceu, também, aos legisladores pelo prêmio. “Este ano foi um momento muito especial para a gente (do site). Acho que foi um ano em que se conseguiu acompanhar, de fato, esse arco político e conseguimos informar os eleitores”.

Entre os que prestigiaram o evento, estavam o deputado Rosemberg Pinto (PT), líder do governo na ALBA, e o ex-secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas.

Veja também

Flávio Bolsonaro sobre plano contra Lula, Alckmin e Moraes: Pensar em matar alguém não é crime

O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e senador, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), escreveu em seu …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!