sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Agência AL-BA
Home / POLÍTICA / Deputados do PCdoB comemoram criação da Companhia Baiana de Insulina
sexta-feira 28 de agosto de 2020 às 10:40h

Deputados do PCdoB comemoram criação da Companhia Baiana de Insulina

POLÍTICA


Os deputados estaduais aprovaram, nesta última quinta-feira (27), por unanimidade, a criação da Companhia Baiana de Insulina (Bahiainsulina), que integrará a estrutura da administração pública indireta, vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Os deputados do PCdoB-Bahia votaram a favor da matéria e comemoram a aprovação, o que pode significar o fortalecimento da assistência às pessoas com diabetes no estado e no país.

O líder da bancada do PCdoB na Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA), deputado Fabrício Falcão, garantiu que a Bahiainsulina representa uma grande conquista para os baianos e brasileiros. “[A aprovação da criação da Companhia] É um grande passo do nosso estado e um grande avanço para o Brasil”, disse.

O relator da proposta na AL-BA foi o deputado comunista Bobô, que defendeu com muito entusiasmo a criação e instalação da Companhia, pois ela será, segundo ele, uma empresa baiana a serviço do Brasil. “Ela vai industrializar formulações insulínicas, incluindo seus insumos farmacêuticos e produtos relacionados ao uso e à aplicação de tais formulações objetivando uma eficaz forma de efetivar o controle e monitoramento do diabetes”, afirmou.

Bobô ainda reforça que a iniciativa vai colocar a Bahia em destaque no cenário nacional, além de gerar empregos aqui, sua importância vai além do nosso estado, ajudando milhões de brasileiros.

Para a deputada Olívia Santana, a ação já pode ser considerada histórica. “Apenas quatro grandes empresas no mundo controlam a produção da insulina. Pelo projeto que aprovamos hoje, o Brasil terá capacidade de síntese, produção e distribuição de insulina”, argumentou.

Olívia ainda defendeu que, na saúde, a transferência de tecnologia é fundamental “para nos tornamos independentes das empresas estrangeiras, que estão mais interessadas no lucro do que na preservação democrática de todas as vidas humanas”.

A proposta agora segue para a sanção pelo governador Rui Costa. Se efetivada, a Companhia Baiana de Insulina será a primeira fábrica de insulina do hemisfério Sul do planeta, com um investimento estimado em R$ 200 milhões, sendo 100% subsidiada pela iniciativa privada.

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!