quinta-feira 6 de março de 2025
Divulgação/Agência AL-BA
Home / POLÍTICA / Deputados debatem sobre segurança pública na Assembleia
terça-feira 15 de outubro de 2019 às 11:00h

Deputados debatem sobre segurança pública na Assembleia

POLÍTICA


A sessão desta última segunda-feira (14), na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), mostrou, mais uma vez, a disposição dos parlamentares, independentemente da coloração partidária, para que a Casa protagonize uma intermediação junto ao movimento paredista de policiais e bombeiros militares e o Governo do Estado, promovendo o diálogo para uma resolução do impasse.

O deputado Zé Raimundo (PT) afirmou que o melhor caminho, para esse momento, é o da diplomacia. “É preciso reafirmar essa capacidade do diálogo e de construir o bom senso. Não há outra possibilidade na democracia”. Para ele, trata-se de um tema extremamente sensível à sociedade e também à corporação, por isso merece de todos os parlamentares “uma maior parcimônia e cuidado, respeitando a liberdade de expressão e de organização, mas também a legitimidade e a soberania do poder do Estado”.

O deputado Targino Machado (DEM), líder da bancada oposicionista, fez um discurso em um pedido de comunicação inadiável e tratou do movimento de paralisação de policiais militares que se iniciou na última terça-feira (8). O democrata ponderou que a greve, coordenada pelo também deputado Soldado Prisco (PSC), é uma briga que não agrada a ninguém. Ainda durante a sessão, Targino manifestou concordância com o deputado Zé Raimundo ao dizer que a sociedade baiana precisa de paz. Em seguida, pediu diálogo entre os policiais do movimento paredista e o governador Rui Costa, com “equilíbrio, sensatez e sabedoria”. “O esforço do governador tem que acontecer, e acontecer agora. Se Rui não negocia com Prisco, que receba uma comissão do movimento”, sugeriu o parlamentar.

O deputado Jacó (PT), ao falar do ato dos policiais, afirmou que greve é um instrumento inconstitucional para militares. Assim, ressaltou o petista, o melhor caminho é o diálogo. Em seu discurso, o legislador também apontou avanços no Governo do Estado na política de segurança pública. “A segurança pública é prioridade deste governo. Eu digo isso para a sociedade porque, como deputado de primeiro mandato, estou tento a oportunidade de votar, nesta Casa, o PPA, e o orçamento da SSP é o terceiro maior dentre as secretarias”, informou.

Capitão Alden (PSL) defendeu que a ALBA promova um mutirão para deliberar sobre as proposições legislativas em tramitação que atendam os pleitos do movimento. Fazendo um chamamento para as bancadas do governo e da oposição, o deputado reiterou que parte da insatisfação da PM seria resolvida com alterações em leis, apelando para que Executivo e Parlamento se debrucem nas indicações e projetos já protocolados na Casa.

Para Robinson Almeida (PT), o momento exige maturidade para não levar mais temor e apreensão na sociedade. O parlamentar sustenta que não há argumentos técnicos que corroborem as reivindicações. “A Bahia paga o terceiro melhor salário do país a policiais, toda frota está renovada e tem, no seu comandante geral, o coronel Anselmo Brandão, uma figura equilibrada, sensata e serena para intermediar as questões”, afirmou.

Outro tema tratado na sessão desta segunda-feira foi a chegada do sinal digital da TV Educativa da Bahia (TVE) a Guanambi. A inauguração do canal 4.1 no município, realizada no Colégio Modelo, foi comemorada pelos deputados Marcelino Galo (PT) e Ivana Bastos (PSD), que agradeceram ao Governo do Estado o investimento na nova estação retransmissora. Os parlamentares destacaram a importância da expansão da TV pública da Bahia, chegando ao interior com qualidade de imagem e riqueza de programação educativa, cultural, esportiva e informativa.

O deputado José de Arimateia (Republicanos) subiu à tribuna para convocar os colegas que integram a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde, Instituto e Pesquisa afins da ALBA para uma visita, na próxima semana, ao departamento de geriatria e gerontologia do Hospital Municipal Barata Ribeiro, na Mangueira, na cidade do Rio de Janeiro. “Iremos conhecer as estruturas e as experiências que estão dando certo”, apontou.

Veja também

Prefeitos de capitais usam carnaval para mostrar serviço na área da segurança

Prefeitos das capitais com os carnavais mais tradicionais do País têm utilizado a festa como …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!