Mais de uma dezena de deputados estaduais e federais eleitos em outubro passado já estão de olho em prefeituras nas eleições municipais de 2020. Deles, oito são integrantes da Assembleia Legislativa (AL-BA) e cinco, da Câmara.
Segundo o jornal Correio, entre os parlamentares estaduais, cinco são velhos conhecidos em suas respectivas cidades e já concorreram em pleitos anteriores. É o caso do deputado Zé Raimundo (PT), que já foi prefeito de Vitória da Conquista, terceiro maior colégio eleitoral do estado, e foi derrotado em 2016.
Quem também planeja retornar ao Executivo é Janio Natal (Podemos), que já comandou Porto Seguro e articula para disputar a eleição em 2020. Derrotada em 2016, Neusa Cadore (PT) deve concorrer novamente em Pintadas. Jusmari Oliveira (PSD) e Eduardo Alencar (PSD) são nomes apontados para a disputa em Barreiras e Simões Filho, respectivamente.
Dentre as caras novas está Marcell Moraes (PSDB), outro que mira em Conquista. Já Zé Cocá (PP), ex-prefeito de Lafaiete Coutinho, deseja agora disputar em Jequié, enquanto Dal PCdoB) pode concorrer em Amargosa.
Federais
Entre os cinco federais, dois disputaram prefeituras em 2016 e foram derrotados: Zé Neto (PT), em Feira de Santana, e Carlos Tito (Avante), em Barreiras. Eles seguem articulando para voltar ao pleito em 2020.
Em Jequié, o reeleito Antônio Brito (PSD) pode ser candidato, embora negue publicamente a possibilidade. Recentemente, ele rompeu com o prefeito Sérgio da Gameleira (PSB). Em Conquista, Waldenor Pereira (PT) é uma alternativa ao lado de Zé Raimundo. Já em Feira, Zé Neto pode ter a concorrência da novata Dayane Pimental (PSL), mais votada entre as deputadas baianas.
Recomeço
As eleições de 2020 podem ser, ainda, a oportunidade de retorno a cargo eletivo de pelo menos cinco candidatos não eleitos este ano. Entre eles estão os deputados estaduais Augusto Castro (PSDB), que tentou a reeleição, e Joseildo Ramos (PT), que não conseguiu chegar à Câmara. Derrotados em 2016, devem voltar a ser candidatos em Itabuna e Alagoinhas, respectivamente. Ex-prefeito de Jequié, Roberto Britto (PP) se articula para voltar após a derrota em 2018. Já Raimundinho da JR (PDT) e Joseph Bandeira (SD) são dados como certos em Dias D’Ávila e Juazeiro.